A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, concluiu sua 30ª edição ratificando o momento de forte recuperação do setor, que cresceu 14,3% em 2022 e 17,2% no primeiro trimestre de 2023. Organização, expositores e visitantes relataram grande potencial de geração de negócios a partir do evento, com destaque para a maior qualificação e preparação dos potenciais franqueados.
A visitação chegou a cerca de 61 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e do exterior. Foram mais de 400 marcas expositoras, sendo que 129 participando pela primeira vez, em 32 mil m² de área expositiva. A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 26 a 29 de junho de 2024, no Expo Center Norte (pavilhões Azul e Branco), em São Paulo.
Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 28 de junho a 1º de julho de 2023, no já tradicional centro de exposições da zona norte da capital paulista. A edição deste ano contou com o patrocínio de Santander Getnet, CAIXA, Consigaz e Banco do Brasil. Celebridades como Deborah Secco, Caio Castro, Helô Pinheiro, Aline Salazar, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, César Urnhani, Celso Portiolli, Ticiane Pinheiro, Tiago Abravanel, Felipe Titto Jasin Marques de Andrade, Ratinho, Monique Motta, Arthur Aguiar, Ana Hickmann, Lana Cristina, Yudi Tamashiro e Joel Jota também marcaram presença no evento. A Feira contou, ainda, com participação do Sebrae em dois estandes, apresentando redes de franquias de menor porte vindas de diferentes regiões do País.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a ABF Franchising Expo mostrou mais uma vez as fortalezas do franchising: a vantagem de se investir em um negócio já formatado e testado, uma ampla gama de opções de investimento e uma grande disposição em crescer e desbravar novos mercados, sendo que na feira ambas as partes (franqueadores e candidatos a franqueado) têm acesso a mais informações que propiciam um processo de seleção mais consciente. Creio que nesse ano aceleramos ainda mais negócios, em diferentes áreas, abrindo ainda mais as perspectivas do setor nos próximos meses.”
O diretor de negócios da Informa Markets, Hermano Pinto, ressalta que “este ano atraímos, além das marcas de franquia, muitos fornecedores da cadeia de valor do franchising que não para de crescer. Isso comprova mais uma vez a importância do contato pessoal para o impulsionamento de negócios e que a ABF Expo é o local para se estar para quem quer investir no franchising.”
Tendências e novidades das franquias
Na edição deste ano, as franquias de Alimentação mantiveram o maior número de expositores, com 26%, seguidas da área de Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), Serviços e Outros Negócios (12%) e Moda (11%). Mais da metade dos expositores (52%) oferece negócios com investimento inicial de até R$ 199 mil.
Dentre as novidades, destaque para diferentes abordagens de mercados de proximidade (incluindo a estreia do Carrefour), franquias B2B e financeiras (crédito, seguros, tecnologia, telecom e gestão), microfranquias (30 no espaço dedicado e mais de 110 na feira no geral) e formatos diferenciados (delivery multimarca, tuktuk, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônomas, store in store etc.).
Surgiu também uma grande variedade de novos nichos: tapioca em cone, choripán (sanduíche típico argentino), lámen, panificação, serviços de comércio exterior, plataforma de mobilidade para cidades do interior, energia solar, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas compartilhadas, teste de enagrama, modeladores corporais, restauração predial, consultoria ambiental, box de massa delivery e retirada, clínica veterinária popular, cartão de saúde, postos de carregamento de celular (associados à venda de mídia), aluguel de brinquedos, células-tronco, distribuição de equipamentos médicos sofisticados etc.
Alguns segmentos mantiveram grande presença, como é o caso de óticas, colchões, marcas de moda, hamburguerias, procedimentos estéticos, serviços para idosos, academias, presentes, sorvetes, açaí, chocolates premium, underwear e educação profissional, financeira e de idiomas (com novas metodologias e até um combo futebol + inglês).
Marcas reconhecidas do grande público também participaram como Aramis, Bayard, Bob’s, Carrefour, Casa Bauducco, Castor, Coca-Cola Femsa Brasil, Embracon, General Prime Burgers, Giraffas, Grupo Ultra (incluindo a academia de Anderson Silva), Hope, KFC, Mais Turma da Mônica, Pizza Hut, Polo Wear, Popeyes, Reserva, Valisere, entre outras.
“O setor se expandiu e aprofundou tanto que empresas e grupos inteiros são dedicados a soluções e serviços para o franchising, desde plataformas de ERP, marketing digital, meios de pagamento (para o consumidor e entre franqueador e franqueado) e uso de inteligência artificial e dados. Ou seja, já não falamos em um desenvolvimento apenas externo, mas intrassetor, gerando maior robustez e resultados”, afirma Tom Moreira Leite.
A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de mil empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019, Liderança Contemporânea, Conceitos de Franchising, Passos para avaliar uma Franquia, Conceitos de Franchising, Entendendo o Contrato de Franquia, Explorando outros horizontes do empreendedorismo, entre outros temas.
Comments