• Abner Oliveira

7 motivos para considerar a Ilha da Madeira o seu próximo destino de férias!

Localizada em meio ao Oceano Atlântico, a menos de duas horas de voo a partir de Lisboa, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português. De origem vulcânica, o destino conta com paisagens muito diferentes do que se vê na parte continental do país: montanhas, falésias com vistas inacreditáveis para o mar e florestas verdejantes, além de clima primaveril o ano inteiro.


Todas essas características encantam viajantes do mundo inteiro. Quer descobrir por que você deve considerar a ilha como seu próximo destino de férias? Confira abaixo sete motivos para se apaixonar por essa região de Portugal.


Floresta Laurissilva


Crédito: turismo da Madeira

Esta floresta é um bioma rico e único no mundo, assim como a Floresta Amazônica no Brasil. Está espalhada por várias ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), possuindo seu maior território na Madeira. Com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis, a Laurissilva é absolutamente deslumbrante e é considerada Patrimônio da Humanidade.


Levadas

Os colonizadores da Madeira construíram, há mais de quatro séculos, canais de irrigação que levavam água do norte de seu território para o sul. Chamados de levadas, eles marcam os cenários madeirenses, formando caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa. São mais de dois mil quilômetros de levadas nomeadas, como a Levada do Rei e a Levada dos Cedros, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.


Praias


Crédito: turismo da Madeira

Para completar o conjunto de cenários fascinantes, há as belas praias do arquipélago. Além de sua ilha principal, a Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que tem uma faixa com nove quilômetros ininterruptos de praias de areia dourada e água bem azul. Já na Ilha da Madeira, os viajantes encontram praias de cascalho ou areia escura com água transparente, além de piscinas naturais de tirar o fôlego.


História e Cultura

Com um centro histórico muito charmoso, Funchal é o epicentro da riqueza cultural da Madeira. Além de contar com variados eventos que celebram as suas principais tradições, há vários pontos no destino que contam fatos históricos, como a Bordal, que apresenta uma das obras-primas artesanais da ilha, o bordado. Nas adegas que produzem a mais famosa iguaria local, o Vinho Madeira, é possível conhecer mais desta curiosa bebida. Outro fato interessante foi a importância do destino na história do cultivo de cana-de-açúcar, no século 15, que o tornou um centro comercial de excelência, frequentado por comerciantes de várias nacionalidades. Uma das heranças gastronômicas é a poncha, uma saborosa e refrescante bebida feita de aguardente de cana, laranja e mel.


Enogastronomia

A culinária local é criativa e deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, além de temperos e frutas nativas. Entre os pratos que todo viajante deve provar no destino estão as lapas, um tipo de molusco, a espetada, que é o churrasco madeirense, o saboroso peixe-espada-preto e o bolo do caco, que não é um bolo, mas sim um pão servido quentinho, com manteiga de ervas. O destino também é excelente para os amantes do enoturismo, com experiências para descobrir mais sobre o Vinho Madeira, bebida de preparo curioso, com sabor intenso e paladar inigualável.


Fajãs da Madeira


Crédito: turismo da Madeira

São pequenas extensões de terra à beira-mar junto a um penhasco, que formam um oásis acessível apenas por barco ou teleférico. Mesmo com uma área reduzida, reúnem um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia e natureza, e até mesmo casas para se hospedar e restaurantes. Situado na costa sul da ilha, a Fajã dos Padres é um verdadeiro tesouro: maravilhoso e bem escondido, perfeito para relaxar e aproveitar um bom banho de mar após um passeio de barco, além de degustar pratos típicos do destino.


Hotéis

A Madeira conta com hotelaria de primeira, e isso deixa qualquer viagem muito melhor. Diversos hotéis, em sua maioria cinco estrelas, têm quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir com muito conforto.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook