top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

A cheia do Pantanal mato-grossense oferece paisagens belíssimas para turistar!

De 2019 até 2022, a característica de ser a maior planície alagável do mundo, andava meio esquecida no Pantanal, devido ao longo período de estigarem. Mas, graças as chuvas acima da média dos últimos meses, as águas voltaram ao bioma, criando imagens belíssimas. Se a região já é admirada durante a seca, na cheia passa por uma transformação e ganha novos contornos com um impressionante lençol d’água.


Durante o período inundado, a região fica ainda mais interessante para os turistas conhecerem a exuberante reserva natural, com fauna e flora riquíssima. A vegetação em meio aos grandes espelhos d’agua, que refletem a luminosidade do dia, tornam a época das cheias um espetáculo aos olhos. Impossível não registrar belas imagens em vídeos ou fotos! Os barcos e canoas ficam ainda mais atraentes, já que podem percorrer caminhos longos e rotas diferentes.


Crédito: site oficial Pousada Piuval

Os passeios a cavalo ou em veículo 4x4 ficam bem mais emocionantes quando se atravessa trilhas alagadas. Durante os safaris ou em cima de mirantes dá para admirar o espetáculo do pôr do sol, que nessa estação se torna inesquecível, uma verdadeira pintura, graças aos enormes alagados que inundam a planície. Com a inundação, as plantas aquáticas, como a Vitória Regia, jacarés e cegonhas são vistos mais facilmente.


Para que a sua experiencia pantaneira seja ainda mais interessante, procure uma hospedagem que fique dentro de uma fazenda. Além de desfrutar de conforto e segurança, você poderá se aventurar de inúmeras maneiras, com cavalgas com guias típicos da região e fazer passeios com veículos apropriados para observação diurna ou noturna de inúmeras espécies como pássaros nativos, jacarés, onças, macacos, araras, tuiuiús, emas, gaviões, entre outros.


Segundo Eduardo Eubank, diretor da Pousada Piuval — referência em sustentabilidade —, que fica dentro da Fazenda Ipiranga, localizada na Estrada Transpantaneira, Km 10, na Zona Rural de Poconé (MT), o período de cheia foi muito aguardada e devolve vida ao Pantanal, proporcionando aos turistas a oportunidade de ver um dos mais famosos catões postais do Brasil, que é a impressionante planície pantaneira inundada.

Crédito: site oficial Pousada Piuval

Segundo ele a pousada alia turismo com preservação e tem uma parceria com a Jaguar Identification Project, que tem um biólogo instalado no local para monitoramento e estudos de preservação e pesquisa relacionadas com as onças pintadas. “O projeto é muito importante para a ciência, pois estuda o comportamento do felino e, por consequência, a sua cadeia alimentar, contribui para o meio ambiente e a preservação. Além disso, colabora para o trabalho de turismo, já que pessoas do mundo inteiro vem a Piuval para ver a onça de perto”, detalha.

Além de conferir de perto a fauna e a flora do Pantanal, que é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, os turistas podem experimentar a comida típica da região, que possui inúmeros pratos, muitos deles à base de peixe, como o pirão, destacando-se o famoso caldo de piranha.

Para conhecer mais, acesse: www.pousadapiuval.com.br .

Kommentare


bottom of page