top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

ABAV Expo 2023 volta ao Rio de Janeiro e apresenta novidades em ESG, Tecnologia e Inovação

Depois de 11 anos e com 100% de estandes comercializados, a ABAV Expo, maior evento do Turismo do Brasil, está retornando ao Rio de Janeiro. A 50ª edição acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro, e promete ser ainda mais grandiosa e sustentável. A Fecomércio RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ, são os grandes parceiros desta edição, que também recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Turismo.


As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo, Rio de Janeiro, que contou com as presenças de Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da Fecomércio RJ, Daniela Maia, Secretária de Turismo do Rio de Janeiro e Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.


Crédito: Marluce Balbino

Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, abriu a coletiva apresentando os números desta 50ª edição. Um público diverso, de 36 mil visitantes, é esperado nos mais de 37 mil metros quadrados dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente 2 mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos 2 anos; 15 destinos internacionais; 25 UF com estandes próprios, 1 representado por sua capital e o Distrito Federal, 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; 23 empresas do setor de tecnologia com estandes próprios. Haverá também a área de artesanato Vivências do Rio, em parceria com a SETUR RJ.


Cofundador da Apple presente


O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, anunciou a palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs. Ela acontecerá durante a cerimônia de abertura do evento, em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Wozniak, que é reconhecido mundialmente na área tecnologia, falará sobre tendências e novidades como IA (Inteligência Artificial) e como atua em nossa sociedade.


Além disso, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca anunciou que o primeiro dia do evento será marcado por uma grande atração: Show comemorativo com o cantor Diogo Nogueira, aberto a todos os credenciados da ABAV Expo, um oferecimento do destino coanfitrião.


ESG no Turismo e no evento


Neste ano a ABAV Expo traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a ABAV Nacional, organizadora do evento, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões - social, ambiental e econômica, intitulando-a Jornada ABAV ESG.


Entre as práticas já confirmadas há o estímulo ao uso da credencial digital recebida em e-mail com código QR para entrada no evento, lembrando que as inscrições são gratuitas. O visitante poderá, se preferir, imprimir sua credencial em casa e no evento receberá um porta credencial que deverá ser devolvido para descarte correto. Quem mesmo assim preferir a impressão na entrada, terá que desembolsar uma taxa e a impressão será apenas em papel semente, permitindo o plantio posterior de temperos.


No âmbito social, a prática "Turismo na Veia" de doação de sangue recebe o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e do Hemorio. Durante os três dias da feira, serão coletados centenas de litros.


Para garantir a acessibilidade, estão previstas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV com motoristas para trazer pessoas com limitações de mobilidade até o credenciamento, onde poderão utilizar scooters internamente. Além disso, uma EcoPista será instalada para captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira.


Haverá também água gratuita como incentivo à diminuição da geração de lixo (8 bebedouros); carpete 100% reutilizável; reciclagem de lixo não orgânico; totens de sinalização digitais; compensação de carbono; destinação apropriada de materiais em tecido – substitutos das lonas.


Área Educacional


O evento também conta com uma área educacional, a ABAVTalks, que é destinada à troca de experiências e conhecimentos e contará com 66 palestras em seis arenas com temáticas variadas, incluindo Inovabilidade - dedicada à temática ESG, Metamorfose, Especialização, Eventos e Negócios, Vivências e Lazer e Futuro-S. As palestras serão ministradas por especialistas de diversas áreas do conhecimento e possibilitam aos participantes organizar suas agendas de acordo com os temas de interesse. A programação completa estará disponível no site da ABAV Expo após o dia 15 de agosto.


“A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil - o maior mercado do Turismo da região. Estamos muito felizes em voltar ao Rio de Janeiro, que após mais de uma década, receberá os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e será a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do setor”, comemorou a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

Comments


bottom of page