• Abner Oliveira

Abav-SP e Aviesp apresentam futuro e unificação das entidades!

Nesta terça-feira (22), a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) realizaram uma coletiva de imprensa on-line para anunciar o futuro e a unificação das entidades.

Durante o encontro, os presidentes informaram que na Assembleia Geral Ordinária da Aviesp, que acontece no dia 19 de julho, será oficializada a união das entidades aos seus associados. A novidade reforça o objetivo das associações de trabalhar diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens, além de exercerem o papel de porta-vozes das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais.


Fernando Santos, presidente da Abav-Sp e o presidente da Aviesp, Marcos Lucas (Divulgação)

De acordo com Marcos Lucas, presidente da Aviesp, essa unificação trará muitas vantagens aos associados. “No estado de São Paulo registramos o maior ticket médio do País quando o assunto é viagem, sendo um dos maiores receptores de eventos, e, para os agentes de viagens, a união representa força para o setor. Esse processo teve início há mais de dez anos. A ideia surgiu na gestão de William Périco. Consequentemente, foi aperfeiçoada na administração de Marcelo Matera e na do Fernando Santos. Hoje, conseguimos concretizar e amadurecer essa proposta”, comenta.

“Desde julho de 2011, a Aviesp se transferiu para a capital e as duas entidades passaram a dividir o mesmo espaço. No ano passado, trabalhamos ainda mais juntos. Nas redes sociais e comunicações apresentamos as duas organizações como parceiras. Hoje, somos mais de 600 agências associadas e vejo essa novidade como uma ampliação de esforços e ideias para mais produtos, conquistas e eventos”, comenta o presidente da Abav-SP, Fernando Santos.


Entre os fatos importantes do último biênio, destacam-se: apoio às medidas de auxílio para o agente de viagens em tempos de covid-19; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e ao Movimento Supera Turismo; ações exclusivas para associados com o Dr. Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas empresas do setor; convênio especial da Caixa Econômica Federal; vitória inédita com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviço reclamado; e a unificação de comunicação nas redes sociais.


Além disso, os projetos “Papo com Agente” e “Hora com Agente”, desenvolvidos por ambas as associações, promoveram desde o início 40 lives de assuntos relevantes para o setor, gerando mais de 22 mil visualizações.

Eventos

Segundo os presidentes, o planejamento de eventos deste ano será mantido, com a Aviesp Expo prevista para os dias 1 e 2 de setembro, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia. Em relação a outros eventos, como capacitações regionais e roadshows, as associações continuarão investindo em todo o estado de São Paulo, inclusive no interior paulista.