• Abner Oliveira

Abav-SP e Aviesp apresentam resultados de 2020 e expectativas para o próximo ano

O ano de 2020 para a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) foi repleto de muito trabalho e auxílio aos associados. As entidades, em meio à pandemia da covid-19, trabalharam diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens, além de exercerem o papel de porta-voz das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais.


Entre os fatos importantes, vale ressaltar a união operacional e de fornecedores; unificação das redes sociais das duas associações; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e o Movimento Supera Turismo; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; mudança da Aviesp Expo presencial para o evento híbrido Abav Collab; participação na Black Friday de Viagens da Abav Nacional; ações exclusivas para associados com Dr. Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas entidades do setor; e vitória inédita com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviços reclamado.


Destacamos também as 32 lives, publicadas no YouTube e Instagram, sendo 22 conteúdos da “Hora do Agente”, com apresentações de especialistas do setor de turismo, jurídico e marketing, e 10 do “Papo com Agente”, conduzidos pelos presidentes das organizações e com convidados especiais.


Em novembro, as instituições realizaram a 6ª Convenção Abav-SP e Aviesp, com o tema “Reinvente-se - Renove ideais e faça acontecer”. O evento, em formato on-line, contou com debates sobre o cenário atual.


“Nós adotamos um atendimento personalizado e atento às demandas específicas de cada associado. Sabemos que o agente de viagens é único e precisa de apoio diferenciado. Nenhuma pessoa imaginou que um vírus iria derrubar todos os planejamentos deste ano. Por conta da covid-19, trabalhamos diariamente para ajudar o setor e nos preocupamos em trazer capacitações que discutiram temas amplos, desde a parte financeira, marketing e dúvidas jurídicas, até mesmo os pilares emocionais”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP.


Para Marcos Lucas, presidente da Aviesp, esse ano deixou ainda mais clara a importância das associações. “O Turismo foi muito impactado pelo coronavírus. Isto nos uniu e fortalecidos, trabalhamos com negociações intensas e interseções junto a companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, que estavam dificultando a remarcação ou cancelamento de passageiros que se negavam a embarcar, além de pleitos junto ao Governo Federal, culminando em leis que garantiram regras claras para os serviços turísticos no mercado; o apoio às convenções coletivas; e todas as lives e webinars realizadas nos últimos meses. Para 2021, acredito em uma retomada gradativa e vejo muito trabalho a ser realizado em favor da categoria”, ressalta.