• Abner Oliveira

Air France-KLM realiza 1° voo longo com combustível de aviação sustentável!

A Air France-KLM, Total, Grupo ADP e Airbus uniram forças para realizar o primeiro voo de longo curso movido a Combustível Sustentável de Aviação (SAF) 1 produzido na França.


Às 10h40 do dia 18/05 (horário de Brasília), o voo AF342 da Air France decolou do Terminal 2E do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal pela primeira vez com seus tanques cheios com combustível sustentável de aviação produzido nas fábricas francesas da Total.


Este voo é um resultado tangível da ambição compartilhada dos quatro grupos de descarbonizar o transporte aéreo e desenvolver uma cadeia de suprimentos de SAF na França, pré-requisito para a generalização de seu uso nos aeroportos franceses.


Nenhuma modificação na infraestrutura de armazenamento e distribuição, aeronaves ou motores é necessária para incorporar biocombustíveis. Sua introdução gradual em todo o mundo deve reduzir significativamente as emissões de CO2 do transporte aéreo.


O biocombustível utilizado para este voo foi feito a partir de lixo e resíduos provenientes da economia circular. A Total produziu o SAF a partir de óleo de cozinha usado em sua biorrefinaria La Mède, no sul da França, e em sua fábrica de Oudalle, perto de Le Havre, sem usar nenhum óleo vegetal virgem.


Este primeiro SAF 100% francês recebeu a certificação ISCC-EU do International Sustainability & Carbon Certification System, uma organização independente que garante a sustentabilidade da ação. A mistura de 16% neste voo evitou a emissão de 20 toneladas de CO2.



Para este primeiro voo, Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM, afirmou: "Por muitos anos, o Grupo Air France-KLM se comprometeu a reduzir sua pegada ambiental. Junto com a renovação de nossa frota, os combustíveis sustentáveis de aviação constituem nossa principal alavanca a médio prazo para reduzir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro / km até 2030. Apoiar o surgimento de um setor de biocombustíveis para aviação na França economicamente viável para todas as partes envolvidas é uma prioridade estratégica para o país e o grupo."


Todos os direitos reservados ©2020 - 2021 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook