top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Aprenda 2 receitas que levam o café até a mesa de uma forma diferente!

A boa e velha xícara de café possui um espaço bem estabelecido no dia a dia dos brasileiros. De manhã, para começar o dia. Após o almoço, para dar aquele gás no segundo período e no lanche da tarde, com um bolinho durante a pausa.


No entanto, o grão possui uma versatilidade que ultrapassa os limites da culinária e oferece pratos salgados e doces na cozinha. “Em vários países ao redor do mundo a gastronomia já está utilizando o café para compor molhos, além de unir o sabor único do grão na hora de servir a sobremesa”, afirma Daniela Zaminiani, barista e nutricionista da rede Sterna Café.


Pensando nisso, confira abaixo 2 receitas que levam o café até a mesa de uma forma diferente:


Filé mignon ao molho de café especial


Crédito: reprodução/internet


Ingredientes:

- 300 gramas de Filé mignon;

- 1 xícara de Café Coado;

- 1 colher de chá de Mostarda Dijon;

- 1 colher de chá de Shoyu;

- 1 dente de Alho;

- 1 pitada de Cominho em pó;

- 1 ramo de Coentro;

- 1 fio de Óleo de girassol;

- 1 pitada de Sal;

- 1 pitada de Pimenta


Modo de preparo

Prepare o marinado para a carne, misturando o café com o shoyu, a mostarda, o ramo de coentros, o alho picado, os cominhos e misture. Corte a carne em medalhões, junte à marinada e deixe repousar geladeira por 1h30, para que tome o sabor. Após esse tempo, tempere a carne com sal e pimenta e sele em uma frigideira com um pouco de óleo por 5 minutos, de ambos os lados. Após selar, junte um pouco da marinada à frigideira e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva o filé mignon acompanhado com purê de batatas.


Pudim de café especial


Crédito: reprodução/internet


Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado;

- A mesma medida da lata de café coado;

- 3 colheres (sopa) de leite em pó;

- 3 ovos inteiros


Calda

- 1 xícara (chá) de açúcar

- 1/2 xícara (chá) de café coado


Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar com consistência homogênea (aproximadamente 2 minutos). Faça a calda em fogo baixo até derreter completamente o açúcar e caramelize em forma própria para pudim pequeno, com 20 cm de diâmetro. Em seguida, coloque a massa de pudim sobre a calda já fria e cozinhe em fogo alto em banho Maria até a água ferver, depois coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 45 minutos. A decoração é de sua preferência.

Comments


bottom of page