• Abner Oliveira

Ararinha Azul, a aeronave mais colorida da América do Sul, é apresentada em Campinas

Em parceria com a AkzoNobel, Tintas Coral e a Embraer, a companhia realizou um evento na quinta (3) para apresentar o Ararinha Azul, seu mais novo avião, de modelo Embraer 195-E2, que passa a ser a aeronave com a maior variedade de cores da aviação comercial sul-americana.


O avião, entregue pela Embraer no fim do mês passado, tem uma harmonia de cores e estampa, em sua fuselagem, seis ararinhas azuis e alguns ícones simbólicos da flora brasileira. Por conta da complexidade de formas e das 58 diferentes cores utilizadas, a pintura consumiu três vezes mais tempo se comparado ao processo de uma aeronave com as cores tradicionais da companhia.


“Esse é o avião mais belo que já vi em toda a minha vida. É um orgulho para nós poder voar essa aeronave, que é a maior já fabricada no Brasil e com a pintura mais complexa e colorida do país. O Ararinha Azul é uma homenagem à fauna e à flora brasileiras e se torna um presente para nosso país, que é tão grande e belo quanto esse equipamento. Vamos colorir os céus do Brasil com o Ararinha e temos certeza de que nossos Clientes estão ansiosos para conhecê-lo e para desfrutar do conforto dessa belíssima aeronave”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.

Como iniciativa da Azul e AkzoNobel, a escolha do artista que desenvolveu o conceito criativo do novo avião se deu por uma análise dos portfólios de artistas brasileiros renomados, com curadoria da Dionísio, agência especializada em arte que conecta empresas e artistas. O famoso grafiteiro paulista Pardal foi o convidado para retratar a importância da natureza e dos animais brasileiros. Das 58 diferentes cores utilizadas no E2 da Azul, 28 foram desenvolvidas exclusivamente pela AkzoNobel para esse projeto. O avião também estampa um pardal, a ave que dá nome ao artista.