top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente ariranha ameaçada de extinção!

O programa Avião Solidário da LATAM realizou na última sexta-feira (23/9), o transporte gratuito de uma ariranha (Pteronura brasiliensis), maior espécie de lontra do mundo, classificada como ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Somente em 2022, já foram transportados 127 animais silvestres pelo programa.


O animal foi transportado de São Paulo/Congonhas para Brasília no voo LA3012, com chegada ao destino às 16h20. Vinda do Aquário de São Paulo, a ariranha fêmea integrará um trabalho voltado à conservação da biodiversidade e bem-estar animal da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) que visa um 'Plano de População’.


O objetivo é o pareamento da ariranha fêmea com o macho, que já está no Zoológico de Brasília, para reprodução. Com a melhoria da qualidade genética e demográfica da população desta espécie, é possível combater o seu processo de extinção.

Crédito: divulgação Zoológico de Brasília


Para este tipo de transporte, a LATAM utiliza a LATAM Cargo com toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado e segurança, reservando exclusivamente parte do porão de cargas da aeronave para esta operação, onde uma posição é reservada para o acondicionamento da espécie, sempre visando seu conforto e redução do estresse causado pela viagem.

Comments


bottom of page