top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Banco Safra patrocina museu e minissérie que marcam os 200 anos da Independência!

A relação do Banco Safra com o patrimônio histórico e cultural do Brasil mais uma vez se reforça com as comemorações dos 200 anos da Independência, programadas para hoje. O Safra e outros 27 patrocinadores participaram desde o início do projeto de restauro, ampliação e modernização do Museu do Ipiranga. O banco também é patrocinador de “Independências", minissérie que estreia na TV Cultura nesta quarta-feira.

O Banco Safra possui mais de 180 anos de fundação e sempre entendeu que a preservação da cultura, das artes e da própria história é a melhor forma de garantir esses patrimônios às futuras gerações. São legados que se transferem.

O Novo Museu do Ipiranga, por exemplo, cuja área foi duplicada, com toda infraestrutura e segurança, será colocado à disposição de todas as pessoas a partir do dia 8, em visitas que devem ser agendadas pela internet. O Novo Museu do Ipiranga foi totalmente restaurado, plenamente acessível e com diversos recursos tecnológicos.

Crédito: divulgação


O projeto de restauro, ampliação e modernização tem valor global estimado de R$ 211 milhões e teve o Safra como um dos patrocinadores. É uma realização da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), do Governo Federal e Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da USP e do Governo do Estado de São Paulo, no desenvolvimento institucional para captação de recursos, além de outras parcerias.

Já a minissérie “Independências” começa a ser exibida amanhã, quarta-feira (8), após o Jornal da Cultura. Será uma megaprodução que terá 16 episódios, com exibição de um por semana. A obra terá no elenco Antônio Fagundes (vivendo Dom João 6º) e Daniel de Oliveira, que interpreta D. Pedro I. A série foi criada por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, mesma dupla responsável por sucessos como "Hoje é dia de Maria", "Capitu" e "A Pedra do Reino", que foram grandes sucessos da TV brasileira.

A partir de fatos reais e históricos, irá mostrar os anos que antecederam a Independência, desde a Convenção de Viena, em 1815, à afirmação do Brasil como Império e o nascimento de Pedro II, herdeiro do trono brasileiro, em 1825. Todos esses aspectos serão retratados em filmagens a partir de vários núcleos cênicos, no Brasil e no exterior.

Comentários


bottom of page