• Abner Oliveira

Boeing é reconhecida pela liderança em sustentabilidade

A Boeing recebeu hoje o Prêmio de Liderança em Sustentabilidade 2020 da National Association of Manufacturers . O prêmio reconhece os esforços inovadores da empresa para reciclar a fibra de carbono aeroespacial, desviando os resíduos de aterros em todo o mundo.


Desde 2018, a Boeing fez parceria com a ELG Carbon Fiber, com sede no Reino Unido, para reciclar o excesso de fibra de carbono aeroespacial. A Boeing coleta o material de sucata, que a ELG então trata em um forno para remover os agentes de ligação. O resultado desse processo é um material limpo que pode ser vendido a terceiros na fabricação de produtos como acessórios eletrônicos e equipamentos automotivos.


"A Boeing está demonstrando que você pode ser ambientalmente sustentável de uma forma econômica", disse Bryan Scott , vice-presidente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Boeing. "Somos o maior consumidor de compósitos de grau aeroespacial e a única empresa capaz de reciclar 100% deles."


O processo de reciclagem de fibra de carbono já foi implementado em 11 das fábricas globais de aviões da Boeing. A maior parte da fibra de carbono em excesso vem de locais na Austrália , na região de Puget Sound, no estado de Washington , e em Salt Lake City, Utah . A Boeing treinará empresas no processo de reciclagem, começando pela cadeia de suprimentos.  


"Criar soluções comercialmente viáveis ​​para reciclar compostos de fibra de carbono é bom para a indústria e bom para o meio ambiente - é uma situação em que todos ganham", disse Tia Benson Tolle , diretora de Materiais Avançados e Desenvolvimento de Produto da Boeing.


A Boeing está trabalhando para atingir várias metas ambientais até 2025, que incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa em 25%; uso de água e resíduos sólidos para aterro em 20%; uso de energia em 10%; e resíduos perigosos em obras em 5%. As ofertas de produtos com eficiência de combustível líderes da indústria da Boeing e o trabalho com as partes interessadas da indústria estão permitindo que a aviação alcance uma abordagem global para o crescimento neutro em carbono de 2020 em diante e uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2050 em comparação com os níveis de 2005.


A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo e fornecedora líder de aviões comerciais, sistemas de defesa, espaço e segurança e serviços globais. Como um dos principais exportadores dos Estados Unidos, a empresa oferece suporte a clientes comerciais e governamentais em mais de 150 países. A Boeing emprega mais de 160.000 pessoas em todo o mundo e alavanca os talentos de uma base de fornecedores global. Com base em um legado de liderança aeroespacial, a Boeing continua a liderar em tecnologia e inovação, atendendo seus clientes e investindo em seu pessoal e no crescimento futuro.