top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Brasil avança em mais uma frente ...

"São quase 40 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de deficiência. Precisamos alcançar as pessoas com deficiências e suas famílias”. O recado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi dado em Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas (SP), nesta segunda-feira (13), em uma reunião com cerca de 100 prefeitos e vereadores do estado.


Abner Oliveira e a Ministra Damares Alves


A ministra esteve com as autoridades locais com o objetivo de fortalecer a implementação de Frentes Parlamentares de Defesa das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras nos municípios paulistas. Deputados integrantes dessa Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também estiveram presentes no encontro.


“Acho que São Paulo vai ser o primeiro estado do Brasil que vai ter pelo menos um vereador cuidando desse desafio em todos os municípios. A gente precisa que essa política continue, que vocês vereadores continuem e que essa onda se espalhe para todo o Brasil”, afirmou Damares.


Abner Oliveira e a Deputada Valéria Bolsonaro


A coordenadora das frentes parlamentares, Deputada Estadual Valéria Bolsonaro, destacou o desafio de criar as frentes. “Tem muito trabalho para ser feito e é isso que nós contamos: a disponibilidade, a vontade e o desprendimento de buscar as necessidades reais de cada município, porque é em cada município que as ações realmente acontecem”, avaliou.


As pessoas com deficiência representam 15% da população mundial. Só no Brasil, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE (2010), são cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência (¼ da população), sendo 12 milhões com grande ou total deficiência.


Frentes de Trabalho


Entre as autoridades presentes, discursaram o secretário especial de Cultura do ministério do Turismo, Mario Frias, e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Para Frias, a experiência com as pessoas com deficiência é transformadora e merece a atenção de toda a sociedade.


Abner Oliveira e o Secretário Mario Frias


“Desde 2008, participo do universo das pessoas com deficiência. A gente sabe como é importante o envolvimento da sociedade civil e do governo para o desenvolvimento dessas pessoas. Então, contem comigo para isso”, reforçou o secretário.


Para Carla Zambelli, a legislação está a favor da população. “A ministra Damares tem feito um trabalho maravilhoso. Queria lembrar do Setembro Amarelo, temos uma das melhores, senão a melhor lei de combate ao suicídio do mundo. São muitas pessoas trabalhando arduamente para que os resultados cheguem para vocês”, avaliou.


Abner Oliveira e a Deputada Carla Zambelli


Os números das pessoas com deficiência (dados Talento Incluir):


  • 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo (15% da população mundial)

  • 45 milhões de brasileiros com deficiência (1/4 da população do país)

  • 25 milhões de pessoas com deficiência no Brasil são mulheres

  • 60% das mulheres com deficiência no Brasil não completaram o ensino fundamental

  • 0,5% das mulheres com deficiência no Brasil estão no mercado de trabalho

  • 12 milhões de brasileiros com grande ou total deficiência

  • R$ 22 bilhões ao ano é o potencial de consumo das pessoas com deficiência no Brasil

  • 371.913 mil profissionais com deficiência atuam hoje no mercado de trabalho formal no Brasil

Resumindo: O novo Governo tem frentes que atuam em todos os ambitos, nenhum brasileiro fica de fora! O Brasil está avançando !!!!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page