• Abner Oliveira

BVLGARI faz doação milionária para revitalização do Largo di Torre Agertina na cidade de Roma!

O acesso público a este importante sítio histórico foi possível graças a uma doação da Bvlgari S.p.A. de mais de 6 milhões de reais. Em 2019, a empresa assinou um acordo com a Roma Capitale - alocando mais de 3 milhões de reais para este fim - ao qual foram adicionados os fundos residuais do acordo anterior estipulado em 2014 para a restauração dos Passos Espanhóis por um valor aproximado de 3,2 milhões de reaisi.


A reforma confiada pela Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali (Superintendência Capitolina para o patrimônio cultural) à empresa Biagioli S.r.l, adjudicada com o contrato, durará um ano a partir da data de entrega.


Jean-Christophe Babin, CEO do Grupo Bvlgari, declarou que: "Estamos orgulhosos de contribuir para um projeto que permite que este monumento seja visto de perto, permitindo-nos aprender sobre sua história e descobrir seus detalhes. A Área Sagrada será finalmente trazida de volta ao centro da vida cultural de Roma, como era há séculos atrás durante a era republicana".


A Área estará assim em conformidade com o critério de "acessibilidade ampliada", graças à construção de passarelas de grande altitude - lindamente iluminadas à noite com luzes LED - o que permitirá que os visitantes desfrutem da área com total segurança.


Este ato de patrocínio permitirá a Roma Capitale prosseguir com um projeto de renovação de um de seus maiores sítios arqueológicos, que inclui quatro templos que datam entre os séculos III e II a.C. com uma base de tufo da Cúria de Pompéia, onde nos idos de março, em 1544 a.C., Júlio César foi assassinado, como noticiado em fontes antigas.


O projeto será composto de três partes:

- a Torre del Papito, onde os visitantes poderão comprar ingressos e que incluirá um espaço de exposição no pórtico externo;

- um sistema de caminhos verticais e horizontais dentro da área arqueológica, incluindo um elevador de plataforma aberta que permitirá o acesso à área para visitantes com deficiências. As passarelas proporcionarão uma vista de perto dos templos e numerosas descobertas arqueológicas das escavações e demolições ocorridas na área entre 1926 e os anos 30;

- uma área coberta de exposição que será instalada no pórtico oriental da Área Sagrada que atualmente corresponde à parte localizada abaixo da Via di San Nicola de' Cesarini.


Ao longo do caminho, os visitantes poderão acompanhar o desenvolvimento histórico da área através de uma série de painéis exibindo artefatos encontrados na área e pertencentes às diferentes fases de sua história. Entre inscrições, fragmentos de decorações arquitetônicas, terracota e restos de estátuas, será possível acompanhar a história do local.