top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Cinco dicas para quem deseja conhecer a cidade de Paraty no Rio de Janeiro!

Rica em cultura, natureza e história, a cidade de Paraty, localizada no estado do Rio de Janeiro, oferece um cenário memorável. Com casarões antigos e conservados, com suas grandes janelas, viajar para a cidade, que já esteve na rota do ouro, confere aos turistas uma verdadeira volta aos anos do Brasil colônia.

Lar de diversas demonstrações culturais, ao longo do ano inteiro, Paraty torna-se um grande palco ao receber eventos importantes que vão da gastronomia à música. É o caso do Bourbon Festival -- produzido pela tradicional casa de jazz, a Bourbon Street Music Club, levando muita música para as ruas da cidade ao reunir artistas nacionais e internacionais -- que ocorre entre os dias 14 e 16 de abril.

Literatura é, além da música, uma arte que encontra em Paraty seu habitat especial. É na cidade que, em julho, se realiza anualmente a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Para os amantes das artes ou para quem deseja dar uma escapada para desfrutar do lindo litoral, o Selina, ecossistema de lifestyle, hospitalidade, coworking e bem-estar, possui uma unidade na região.

E, para ajudar os turistas a aproveitarem o máximo dessa experiência, o Selina montou um guia elencando cinco dicas que todo turista precisa receber antes de ir a Paraty, confira:

Gastronomia


Premiada por sua diversidade gastronômica, a cidade, que reúne restaurantes famosos em seu centro histórico, prova a todos que está para além das belas paisagens. Com opções espalhadas por todo território, pratos conhecidos da culinária caiçara, como o camarão casadinho e o manuê de bacia, um bolo feito com melado de cana, são alimentos indispensáveis para se provar durante a viagem. O restaurante The Garden Paraty, por exemplo, tem ótimas opções vegetarianas como o Vulcão de Cogumelos, um delicioso sanduíche em pé recheado com cogumelos.

Centro histórico


Museu de Arte Sacra | Foto: Ministério da Cultura, via Wikimedia Commons


Andar pelo centro histórico é sem dúvidas uma atração indispensável em Paraty. A cidade conta com programação cultural extensa, além do Museu das Artes Sacras e uma unidade do SESC.

Passeios guiados estão disponíveis com os condutores de charretes, que atuam como cicerones oferecendo diversos roteiros, com duração média de 40 minutos cada. Para contratar o serviço, basta ir até a Praça da Matriz.

Trilhas e cachoeiras


Cercada pela Serra da Bocaina e o mar, Paraty reserva caminhadas e trilhas conhecidas já na época do Brasil colonial. Acessível desde os iniciantes, querendo se aventurar no mar ou na floresta pela primeira vez, até para os trilheiros experientes, os caminhos levam a visuais deslumbrantes da praia a mata fechada, onde são frequentes cachoeiras muito apreciadas pelos visitantes.


As principais cachoeiras da região têm acesso por trilhas, principalmente pela Trilha do Ouro. É o caso da Cachoeira da Melancia, a mais imponente da cidade. Além dela, vale visitar as cachoeiras do Santo Izidro, dos Veados e Cachoeira das Posses. Já para os que querem ter uma visão privilegiada do Saco de Mamanguá, a dica é percorrer a trilha do Pão de Açúcar.

As belezas de Paraty encanta à todos - créditos: @mariyastanglphoto


Incríveis excursões de barco complementam as experiências possíveis de se vivenciar indo a Paraty. É o caso do passeio de quatro horas, que te leva ao Saco do Mamanguá, o único fiorde tropical do mundo.

Vida noturna


As noites na cidade costumam ser agitadas, ainda mais em vésperas de feriados ou nas celebrações de final de ano, e em qualquer época é possível encontrar bons bares para beber, principalmente na Rua da Cadeia. Algumas opções mais afastadas oferecem música ao vivo, seja só a dupla voz-violão, sejam as bandas, com apresentações mais elaboradas.


Venha conhecer Paraty!

bottom of page