• Abner Oliveira

Como fazer uma paçoca em 10 minutos: doce rápido e fácil para uma Festa Junina!

O mês de junho é responsável por um dos eventos mais populares da cultura brasileira: a Festa Junina. A tradicional celebração é famosa por reunir músicas, danças, decorações coloridas e muita comida boa.


Para quem deseja preparar um “arraiá” dentro de casa, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou uma receita fácil e deliciosa de paçoca. “Um dos maiores atrativos da Festa Junina é que muitos pratos podem ser elaborados em casa, de um jeito simples e gastando pouco”, comenta.


Em receitas doces ou salgadas, o amendoim é um alimento muito versátil e popular nos quitutes juninos. “A boa notícia é que o alimento, além de muito saboroso – por conferir também o gosto umami -, é uma oleaginosa saudável por conta da sua concentração de magnésio (49 g) e potássio (210 g), além de ser rico em cálcio, ferro, ômega 3 e fibras”, explica Mariana.


Confira o modo de preparo:


PAÇOCA


Divulgação/Comitê Umami


INGREDIENTES 500 g de amendoim, torrado e sem pele 1 xícara (chá) de açúcar (150 g) meia xícara (chá) de farinha de milho amarela (100 g) meia colher (chá) de sal 4 colheres (sopa) de manteiga derretida (60 g)


MODO DE PREPARO No copo do processador, coloque o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, aos poucos, e bata por 2 minutos, ou até que vire uma farofa úmida. Transfira para copos individuais e sirva em seguida.

Dica: essa receita não tem o mesmo resultado se for utilizado o liquidificador.