• Abner Oliveira

Conheça o Vale Europeu a partir de Blumenau-SC!

Com uma localização privilegiada no Vale Europeu, Blumenau é o ponto de partida ideal para se visitar e descobrir as atrações de destinos menores na região. O Vale Europeu reúne mais de 15 cidades que têm em comum a presença da rica herança cultural europeia.


A descendência alemã, italiana, polonesa e russa é viva por todo o Vale do Itajaí, não à toa, a região passou a ser chamada oficialmente de Vale Europeu. Para conhecer a região em detalhes, confira a seguir três opções de roteiros que partem de Blumenau.

Blumenau e Pomerode: a cultura alemã no Vale Europeu


Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau – Crédito: Eduardo Luciani

Blumenau, colonizada por alemães, é o registro concreto da influência da cultura e dos costumes daquele país. O centro histórico de Blumenau é a atração certa para descobrir esse importante legado europeu. Ali estão reunidos os principais museus da cidade. Reserve a manhã para visitá-los e descubra memórias e curiosidades que retratam a história da cidade e das pessoas que a povoaram.


O Museu da Família Colonial, por exemplo, é a antiga casa do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e possui 6.200 peças pertencentes ao fundador e sua família. É, sem dúvida, uma atração imperdível. Outra opção para compreender mais sobre a história da colonização alemã na região é passar uma tarde na cidade mais alemã do Brasil, Pomerode. A apenas 30 km de Blumenau, a cidade é parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer o Vale Europeu. O município de Pomerode abriga o maior número de casas em estilo enxaimel (estilo arquitetônico típico alemão).


A Rota do Enxaimel é um dos principais passeios da cidade. Nela os turistas podem conhecer o estilo arquitetônico presente especialmente em Testo Alto, localidade tombada pela UNESCO. Além da arquitetura, é possível visitar ateliês de artesãos e artistas locais. Uma visita aos dois destinos é uma verdadeira viagem ao passado e às tradições construídas pelos imigrantes e seus descendentes.

Blumenau e Apiúna: aventura e contemplação pela Mata Atlântica

Rio Itajaí-Açu em Blumenau – Crédito: Clio Luconi

Para os aventureiros e amantes da natureza, o Vale Europeu é o lugar certo. Com grande parte da Mata Atlântica conservada e diversos rios, a região convida para a prática de esportes radicais e para a contemplação da natureza. O dia pode começar no Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Blumenau. Com 57.000 hectares de Mata Atlântica, o parque permite a prática de rafting, rapel, trilha e cicloturismo. O parque da Nascentes, dentro do Parque Nacional, possui quatro trilhas com diferentes graus de dificuldade e percursos por rios e pelas montanhas. Será difícil não se encantar pelas belezas naturais da região. Para continuar o dia em meio a natureza, a cidade de Apiúna vale uma visita na sequência. A apenas 50km de Blumenau, Apiúna é uma cidade cujo principal atrativo é o ecoturismo. De trilhas a rapel e rafting, o destino oferece diversas possibilidades para se aventurar pelas florestas, cachoeiras e rios ou mesmo relaxar nas águas de uma cachoeira. A Cachoeira das Andorinhas é uma das mais belas e acessíveis da cidade. Lá é possível contemplar a natureza em uma piscina natural. Para finalizar o dia com chave de ouro, a dica é a Maria Fumaça pela Estrada de Ferro de Santa Catarina. Saindo de Apiúna, a locomotiva percorre 2,8 km, que inclui um túnel e um viaduto de pedra com arcos em estilo romântico. A partir de certo trecho, o passeio adentra a Mata Atlântica, onde se observa o Rio Itajaí-Açu, considerado um dos melhores rios para a atividade de rafting no Brasil.

Blumenau e Nova Trento: fé e história no Vale Europeu

Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau – Crédito: Rogério Pires

A religião é um traço forte no Vale Europeu. Catedrais e igrejas de diferentes fés marcam a história da região. A partir de Blumenau é possível conhecer alguns dos mais importantes espaços religiosos da região. Blumenau, que foi bastante influenciada pelo movimento protestante em sua colonização, abriga a primeira igreja luterana do Vale Europeu. Construída em 1868 perto do centro histórico da cidade, a Igreja Luterana do Espírito Santo foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua arquitetura possui o estilo neogótico. Nos fundos, há um cemitério onde estão enterrados alguns dos primeiros colonizadores de Blumenau. Para se conhecer mais do turismo religioso do Vale Europeu, a alternativa é programar uma visita a Nova Trento. Marcada pela influência da colônia italiana, a cidade é o segundo destino religioso mais importante do Brasil e reúne diversos fiéis. A cidade possui mais de 30 igrejas e capelas e é palco de diversas celebrações ao longo do ano.

Posts recentes

Ver tudo

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook