top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Conheça os benefícios de aproveitar destinos com águas termais no verão!

A água é essencial para o corpo humano. Entre as derivações deste líquido precioso, próprio da natureza, estão as águas termais, que são aquecidas naturalmente sob a terra, geralmente por conta do calor do próprio solo ou por ações de vulcões. Este bem natural é utilizado há milênios pela humanidade em busca de bem-estar, mas nem sempre é fácil de se encontrar na natureza. E, apesar de ser bastante requisitado nos dias mais frios, o uso desse tipo de água também pode ser benéfico naqueles mais quentes.

Kelly Silva é gerente operacional de um destino de águas termais no Paraná, o Jurema Águas Quentes. De acordo com a executiva, no verão, a demanda continua alta, principalmente nos períodos de fim de ano e início de janeiro. “Muitas pessoas utilizam as águas termais para relaxar, para hidromassagem e para momentos de conversas tranquilas com familiares ou amigos. Como não gostam de águas muito geladas, acabam optando pelas águas quentes para ficar mais confortáveis nas piscinas”, destaca Kelly.

A água termal de Jurema é classificada como água mineral hipertermal, alcalino-bicarbonatada, fluoretada e com altos teores de sulfato. Por conta dessas propriedades, e da temperatura, a água é capaz de fornecer relaxamento ao corpo e à mente, sendo um importante aliado no combate ao estresse. Além disso, os elementos presentes na água podem auxiliar na hidratação e esfoliação da pele, devolvendo ao corpo os sais minerais que se perdem durante a transpiração e promovendo o rejuvenescimento da pele.

Em 1960, o Departamento Nacional de Produção Mineral reconheceu Jurema como detentora de uma das águas nacionais de maior quantidade de sais minerais benéficos à saúde. Este bem natural surge do Aquífero Guarani, localizado a uma profundidade de 1000 m.

Localizado em Iretama (PR), Jurema Águas Quentes é um dos lugares em que os visitantes buscam aliar o bem-estar com o lazer, principalmente por meio das águas termais. Com um espaço total de 3,4 milhões de metros quadrados imerso na natureza, o complexo reúne 19 piscinas de águas naturalmente quentes que emergem diretamente da fonte a 42ºC. Com dois resorts situados na mesma propriedade, o Lagos de Jurema Termas Resort e o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, Jurema é considerado o maior destino de águas termais do Sul do Brasil.

Crédito: divulgação


E não é à toa que visitantes de outros estados visitam Jurema com o intuito de buscar relaxamento e bem-estar, mesmo no calor. Por conta de seus efeitos relaxantes, as águas termais podem auxiliar a estabilizar a camada cutânea da pele durante períodos de muito sol. E para quem precisa evitar a exposição ao sol, Jurema possui piscinas cobertas ideais, inclusive para a noite e dias chuvosos.

“Como Jurema é imersa na natureza, isso também é um fator que contribui para a oferta do bem-estar dos hóspedes, que podem ouvir o som dos pássaros e ter como visão as diferentes paisagens do Complexo”, sustenta o presidente de Jurema Águas Quentes, Vagner Novoli.

Jurema Águas Quentes ainda oferta o banho de lama negra, que possui minerais, como o sal de enxofre, que atuam como antisséptico e esfoliante. A atividade está inclusa na hospedagem.


Há ainda o Caminho dos Sentidos, um corredor que permite que se possa andar descalço sobre a água e pedras. A atividade estimula a circulação sanguínea enquanto se caminha ouvindo o som dos pássaros e contemplando a natureza.

Comments


bottom of page