• Abner Oliveira

Conhecendo o Rio de Janeiro: O que fazer na Cidade Maravilhosa?

"O Rio de Janeiro continua lindo” e eu pude provar. Quanta história, cultura e arte envolvida pelas belezas e encantos naturais desta cidade maravilhosa. E eu vou contar como foi os passeios na minha viagem para "segunda capital do país", vamos lá?


A História da Ex-Capital


Praia de Copacabana


Quando a segunda expedição portuguesa, comandada por Gaspar Lemos, chegou à baía, em janeiro de 1502, a cidade do Rio de Janeiro foi oficialmente citada pela primeira vez. Os navegadores acreditavam que a baía era um estuário, daí o nome de Rio de Janeiro. No entanto, só em 1530 a corte portuguesa enviou uma expedição para colonizar a área, em vez de continuar a usá-la simplesmente como uma parada para a aventura marítima. Por outro lado, os franceses estavam no Rio de Janeiro e arredores desde o início deste século, dispostos a lutar pelo domínio da região. Em 1560, após uma série de escaramuças (guerra), os portugueses expulsaram os franceses.


Em 1808, a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão de Napoleão. Quando a família real voltou a Portugal, em 1822 o Brasil declarou a independência, a mina de ouro se esgotou e deu lugar a outra riqueza: o café.


No início do século 20, surgiram ruas largas e edifícios majestosos, principalmente no estilo francês do final do século. O Rio de Janeiro manteve seu status até que Brasília se tornou a capital da República em 1960. Como capital do estado do Rio de Janeiro, esta cidade sempre foi o centro social e cultural do país.


Cristo Redentor e Mirante Dona Marta


Cristo Redentor


O primeiro lugar que visitei foi o topo do Corcovado, onde está o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Maior e mais conhecida escultura de arte decorativa do mundo, a estátua do Cristo Redentor foi projetada em 1921 e desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa após cinco anos de obras, de 1926 a 1931, ano em que o monumento foi concluído.


Está localizada no Parque Nacional da Tijuca a 710 metros de altitude, de onde se pode desfrutar não apenas de uma das mais belas vistas da cidade, mas sim do nosso lindo Brasil e eu não posso deixar de citar que fiquei deslumbrando com a visão magnifica deste local. E pude entender o porquê que todos querem conhecer o Cristo, não somente pelo monumento, mas pela vista!


A famosa estátua tem 220 degraus e foi selecionada como uma das Sete Maravilhas do Mundo em uma votação organizada pela agência suíça New Seven Wonders Foundation em 2007. O monumento pode ser acessado de trem, van ou carro.


Localizado a 360 metros de altitude, o Mirante Dona Marta é um dos mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro. Lá de cima é possível ter uma vista privilegiada da Praia de Botafogo com o Pão de Açúcar ao fundo. Além disso, também é possível avistar o Maracanã, toda a Baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e o famoso Cristo Redentor!


Maracanã e Sambódromo


Estádio do Maracanã / Estátua do zagueiro Bellini


O Maracanã se tornou a mais importante etapa clássica do futebol brasileiro e conquistou um momento histórico no futebol internacional. Eventos comemorativos como o milésimo gol do Rei Pelé em 1969 também foram realizados no gramado do “Templo do Futebol Brasileiro”.


Foi concluído em 16 de junho de 1950. Recebeu as competições da Copa do Mundo de 2014. Também sediou a Copa das Confederações de 2013, os Jogos Pan-americanos de 2007 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O estádio passou por uma grande reforma, adicionando uma capacidade total de 78.838 torcedores. O novo Maracanã foi modernizado e agora atende aos requisitos internacionais de segurança, logística e sustentabilidade. Só pudemos visitamos a área externa do Estádio do Maracanã.


Sambódromo do Rio de Janeiro


O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, também conhecido como Sambódromo do Rio de Janeiro e oficialmente denominado como Passarela Professor Darcy Ribeiro, é desde sua inauguração, em 1984, o palco do festival popular mais famoso do Brasil, o Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, realizado anualmente no Carnaval Carioca, em uma passarela de 700 metros.


Arcos da Lapa e Escadaria Selarón


Arcos da Lapa


O Aqueduto da Carioca, mais conhecido como Arcos da Lapa, é o principal marco e cartão postal da região. Desde 1896, é uma rota de bondinho que liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa. A estrutura é em pedra argamassada, de estilo românico, com 42 arcos duplos. O monumento é considerado a maior obra arquitetônica do período colonial brasileiro. Está rodeado por duas das mais importantes salas de concerto da cidade: Fundição Progresso e Circo Voador.


Escadaria do Selarón


A Escadaria do Selarón, por sua vez está localizada entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, a apenas 5 minutos dos Arcos da Lapa. Obra do modelista chileno Jorge Selarón, a escada reúne diversos azulejos do Brasil e do mundo. Além de ser o local onde caribenhos e milhares de turistas da cidade optam por tirar fotos, é também o local de famosos clipes musicais. Um lugar belíssimo para ser visitado e admirado!


Aquário Marinho do Rio (AquaRio)


Parte externa do AquaRio


O Aquário do Rio de Janeiro - AquaRio - ocupa uma área de 26 mil metros quadrados, tem cinco andares e 28 tanques, e pode armazenar 4,5 milhões de litros de água salgada no total. É o maior do Brasil e da América do Sul, grande né? Dos mais diversos ecossistemas marinhos, você pode ver cerca de 3.000 animais de 350 espécies diferentes.


Túnel do Recinto Oceânico / Foto com arraia


A maior atração é o Recinto Oceânico, que tem 3,5 milhões de litros de água e 7 metros de profundidade, onde o público tem a oportunidade de passar por um túnel subaquático e sentir-se em meio aos peixes. No recinto vivem peixes-cirurgião, garoupa, bacalhau, tubarão-gato, peixe-leão, tubarão-bambu, moreia, tubarão-de-pontas-brancas de recife e outras espécies. Um mergulho real acerca do oceano com uma sensação inimaginável!


Arraial do Cabo


Portal da Cidade


Arraial do Cabo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na Região dos Lagos, a 140 quilômetros do Rio de Janeiro (RJ). É um paraíso no Oceano Atlântico, cercado de praias, levando alegria aos locais residentes e turistas. A cidade reúne algumas das mais belas paisagens do litoral brasileiro, como dunas, bancos de areia, lagoas, praias e falésias. Fundada em 1985, após a emancipação de Cabo Frio.


Escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia


Além das águas transparentes, Arraial do Cabo também abriga diversos tipos de vida marinha - tartarugas, garoupas, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos. Vivem harmoniosamente nas ilhas do Farol e Porcos, sacos de Cherne e Cordeiro, na praia do Forno e na Ponta d'Água e Gruta Azul. Fiz um passeio de barco imperdível, apresentando a paisagem deslumbrante e parando em uma das mais belas praias do Brasil, a Praia do Farol!


Os passeios foram feitos pela agência de receptivo turístico Passeio Rio com os pacotes contratados: City Tour Completo, Arraial do Cabo em carro e o transfer do aeroporto para o hotel. Eu recomendo, pois, são muito atenciosos, desde a Maria Eduarda que me atendeu, o Jorge e o Sapo que nos transportou com sua alegria e em especial a guia Sabina, cheia do conhecimento que esteve comigo apresentando o Rio de Janeiro!



AINDA NÃO ACABOU! Nos encontramos logo para descobrirem a incrível história da Confeitaria Colombo, não perca!

Todos os direitos reservados ©2020 - 2021 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook