top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Coxinha é eleita um dos melhores pratos das Américas

Em 2023, a coxinha, o salgado mais amado pelos brasileiros, ficou entre os 50 melhores pratos das Américas. Ocupando a 34ª posição no ranking feito pela Taste Atlas - plataforma internacional que classifica e destaca pratos culinários de diferentes regiões do mundo - o quitute foi classificado com nota 4,6 de 5. A coxinha perfeita, segundo a plataforma, é a que tem uma crosta dourada e crocante, que se desfaz em um interior cremoso feito com peito de frango desfiado e requeijão cremoso Catupiry.


Existem diversas versões que narram a origem da coxinha - uma das mais conhecidas afirma que ela foi criada no final do século 19, em Limeira-SP. O salgado teria sido criado para a família imperial, especialmente para satisfazer o desejo do filho da princesa Isabel, que era apaixonado por carne de frango.


Um dia, deparando-se com a escassez de ingredientes para alimentar o menino, uma cozinheira teria tido a ideia de desfiar uma galinha inteira, transformando-a em coxas, e as envolveu em uma deliciosa massa. O filho da princesa teria se encantado com o sabor da novidade e, ao provar a iguaria, a própria princesa Isabel também teria ficado maravilhada e decidiu levar a coxinha para o Rio de Janeiro.


A partir de então, o salgado se popularizou rapidamente por todo o país, conquistando paladares e se tornando um ícone da gastronomia brasileira. A palavra "coxinha" foi usada para descrever o novo salgado devido à sua forma, que lembra uma coxa de frango.


Crédito: divulgação

Atualmente com lojas no Espírito Santo e em Minas gerais, a rede Zé Coxinha é conhecida por ser referência de qualidade ao servir coxinhas deliciosas e crocantes, com preços acessíveis e servidas em práticas e higiênicas caixas.


Além da coxinha, as lojas também comercializam outras delícias que os brasileiros amam como quibe, bolinha de queijo, pastéis, churros e outros salgados em miniatura.

Comments


bottom of page