top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Descobrindo a Rede dos Sonhos: Turismo para todos e tudo de melhor

Na charmosa cidade de Socorro, uma rede de hotéis tem deixado a sua marca ao oferecer não apenas acomodações excepcionais, mas uma experiência que transcende o comum e faz diferença na sustentabilidade.


Há mais de 25 anos, quando foi inaugurado o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos em Socorro/SP, primeiro hotel fazenda da Rede, o empresário e mestre na arte de empreender, José Fernandes Franco, conhecido como Zé Fernandes, certamente não imaginava a dimensão que seus sonhos ganhariam. Nem imaginava que daria o primeiro ponto da tecedura da rede que lançaria anos mais tarde.


O sonho se concretizou, criou a Rede dos Sonhos, composta por quatro hotéis fazenda: Campo, Parque, Terra e Colina dos Sonhos, que juntos traduzem a satisfação e o prazer com que Zé Fernandes idealiza cada empreendimento e cada atividade oferecida.


O visionário Zé Fernandes - Crédito: divulgação

Desde o início, estão presentes os valores que norteiam a organização até hoje e que levaram seus empreendimentos à posição de referência no Brasil em sustentabilidade ambiental e social através da acessibilidade e segurança nas práticas das atividades, especialmente de turismo de aventura.


A Rede dos Sonhos, é um complexo hoteleiro conceituado no mercado por ter uma filosofia de operação voltada para a produção mais limpa no turismo e acredita que isso é possível. Criou-se uma metodologia de como operar com sustentabilidade em hotéis fazenda que operam os segmentos de Ecoturismo, Turismo Rural e de Aventura, levando-se em consideração as dimensões de sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica.


Essa metodologia foi implantada nos quatro hotéis da Rede dos Sonhos, virou um case de sucesso no setor de turismo em todo território nacional e no exterior, e que levou a conquista de certificações e prêmios.


Uma das ações de sustentabilidade é a horta orgânica - Crédito: Cuca Jorge

São práticas de sustentabilidade originais, inéditas e transformadoras aplicadas em uma rede de hotéis fazenda que contribuíram para a ampliação do capital intelectual e de transformação para um turismo mais sustentável, o valor está exatamente nisto, um conjunto de práticas de sustentabilidade e de inovações diversas que de forma inédita foram aplicadas simultaneamente no turismo.


A "Rede dos Sonhos" é um conjunto de hotéis que transformam a hospedagem em uma jornada mágica e única. Nesse encantamento, destaco três joias distintas: Terra dos Sonhos, Campos dos Sonhos e Parque dos Sonhos, na qual visitei neste último final de semana e contarei um pouco de cada lugar.


Terra dos Sonhos: O refúgio da elegância e do conforto


Crédito: divulgação

Inaugurado em 2017, o Hotel Fazenda Terra dos Sonhos, construído em um vale de exuberante beleza no município de Bueno Brandão/MG, cortado pelo Rio das Antas, onde se praticam atividades de turismo de aventura e cultural e ecoturismo.


O Terra dos Sonhos já nasceu com o legado da experiência acumulada pelos irmãos mais velhos, o Campo e o Parque dos Sonhos, hotéis que receberam inúmeros prêmios no Brasil e no exterior pelas suas iniciativas na área de sustentabilidade ambiental e social com destaque para a acessibilidade.


Destaca-se nesse projeto a sustentabilidade, ao reutilizar contêineres marítimos na construção dos chalés, conferindo um aspecto moderno em contraste à paisagem rural, associado ao conforto das novas unidades projetadas para proporcionar muito conforto ao turista.


Crédito: divulgação


O Hotel Terra dos Sonhos, situado em Socorro, é uma verdadeira pérola que se destaca pela sua elegância e charme únicos. Sua arquitetura harmoniza sofisticação contemporânea com elementos rústicos, criando uma atmosfera acolhedora e visualmente deslumbrante. O compromisso com a excelência se estende às acomodações, que são verdadeiras obras-primas de design e conforto.


Campos dos Sonhos: O tradicional e familiar


Crédito: Beccari

O Hotel Campos dos Sonhos, destaca-se como um local verdadeiramente imersivo na natureza. Cada quarto é cuidadosamente decorado para proporcionar uma experiência única, combinando conforto e estilo em meio à beleza natural que circunda o estabelecimento.


A experiência no Hotel Campos dos Sonhos vai além das acomodações, oferecendo uma variedade de atividades ao ar livre para todos os gostos. Trilhas ecológicas guiadas levam os visitantes a descobrir a biodiversidade local, enquanto passeios a cavalo proporcionam uma maneira encantadora de explorar os arredores. O hotel também oferece atividades mais radicais, como tirolesa e arvorismo, para aqueles em busca de uma dose extra de adrenalina.


Crédito: divulgação

Passear pelo Campo dos Sonhos é uma surpresa a toda hora, caminhar por trilhas que instigam a imaginação, como a Estrada dos Porquês, da Reflexão, dos Pensamentos, do Amor, dos Provérbios, da Gozação ou a Praça do Descobrimento e a Ponte do Suspiro. Quem não quer saber o que há por trás dos nomes? Além do contato com a mata, com os animais, lagos e cachoeiras, o visitante se distrai lendo as mensagens temáticas talhadas em placas de madeira fixadas pelo caminho. Ou ainda conhece mais da cultura brasileira passeando pela Aldeia Indígena, com típicas ocas e até uma casa de reza, construída pelos índios Guaranis. 


Aqui é possível sentir como é viver dentro de uma fazenda com vacas leiteiras, cabritos, carneiros, coelhos, patos, marrecos, gansos, pavões, galinhas, perus, avestruzes e outros animais. É mágica e reveladora a experiência de alimentar os animais com as próprias mãos, ter uma aula com a própria natureza, aprender a identificar espécies de plantas e árvores e até plantar uma se quiser.


Crédito: Beccari

O hóspede ou visitante do Campo dos Sonhos pode entender como funciona um moinho de vento, uma roda d’água e um monjolo e ter a experiência de ordenhar a vaca para tomar leite “tirado” na hora. A gastronomia é uma parte fundamental da experiência, e o restaurante do hotel apresenta uma culinária que destaca ingredientes locais e sabores autênticos.


Parque dos Sonhos: O encontro entre aventura e hospitalidade


Vista aérea do Parque dos Sonhos - Crédito: divulgação

O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos possui um sistema Day Use para quem quer aproveitar ao máximo a infraestrutura do parque. Durante o dia, cada usuário pode desfrutar do café da manhã, almoço e café caipira. Além disso, o hotel também oferece áreas completas de lazer como cachoeiras, piscinas, saunas seca e úmida, salão de jogos e 5 atividades de aventura.


Na área de lazer, a Cachoeira dos Sonhos, é uma opção para relaxamento, pois possui uma praia gostosa e confortável. Além de ser adequado para o banho, o local belíssimo também é muito adequado para tirar fotos. Para aqueles que prefere uma água quente, o complexo conta com uma piscina aquecida, cachoeira artificial e acesso pela água para dentro da sauna úmida.


Crédito: Abner Oliveira

Há uma extensa opção de atividades para crianças e adultos, que vai desde tirolesas a cavalgada. São 25 atividades, dentre elas arvorismo completo (150 metros de percurso com 12 obstáculos com graus de dificuldades distintos) e o infantil, boia cross, cicloturismo, escalada, espeleoturismo, passeio de charrete e de trator, pônei, pedalinho, pescaria, rafting, rapel e muitos outros. No Circuito Radical das Tirolesas, você aproveita o Combo de 3 tirolesas, a do Pânico mais a do Espanto e mais a do Calafrio, totalizando 1,6km de extensão, simplesmente fantástica a visão do parque para quem se aventura nesse Circuito de Tirolesa, colaboradores atentos, atenciosos e muito comunicativos.


Destaque há Tirolesa da Voadora, com 1km de extensão e 140m de altura. A primeira Tirolesa Voadora do Brasil com 1Km de extensão. Você vai sentir a sensação de estar voando entre o vale do Rio Cachoeirinha. Poderá avistar uma exuberante natureza e fazer a ponte aérea mais rápida de São Paulo a Minas Gerais. O equipamento desenvolvido é confortável e pode ser praticada por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Tudo, claro, seguindo os mais rígidos padrões de segurança.


Crédito: reprodução redes sociais oficiais


E por último, não poderia deixar de falar da gastronomia. Os alimentos são produzidos na fazenda, como pães, doces e bolos caseiros, café, leite, licor, iogurte, queijo e frutas. Os vegetais servidos são produzidos na nossa horta orgânica, e tudo com supervisão de um chef e nutricionista, com respeito a cultura local. As refeições são servidas no tradicional fogão de lenha, o que garante uma comida sempre fresca e aquecida.


Transformando estadias em memórias inesquecíveis


A Rede dos Sonhos é reconhecida por seu compromisso inabalável com o atendimento personalizado. Desde o momento da chegada até a despedida, a equipe dedicada se esforça para superar as expectativas dos hóspedes.


O Terra dos Sonhos, Campos dos Sonhos e Parque dos Sonhos em Socorro são tesouros da Rede dos Sonhos, que proporciona experiências únicas para todos os visitantes em busca de momentos extraordinários. Seja relaxando no elegante Terra dos Sonhos, explorando a natureza nos Campos dos Sonhos ou vivenciando aventuras no Parque dos Sonhos, a rede oferece uma jornada que vai além das expectativas, ao transformar cada estadia em um capítulo memorável da história de quem visita Socorro.

bottom of page