• Abner Oliveira

Dia Internacional da Biodiversidade: em Rio Quente!

No próximo sábado, dia 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data, criada pela ONU em 22 de maio de 1992, tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.


A Aviva, detentora de Rio Quente (GO), que é cercado por muita natureza, promove diversas iniciativas em cada um dos destinos em prol da conservação da biodiversidade local.

Rio Quente


Uma das áreas em recuperação em Rio Quente

Em Rio Quente, desde 2009, a Aviva investe na recuperação das suas áreas que fazem divisa com o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. O foco deste trabalho é restaurar regiões que já foram devastadas pelo agronegócio e que não têm condições de abrigar biodiversidade. Nesse período já foram reflorestados 9,63 hectares de áreas de preservação permanentes e plantados mais de 13 mil árvores nativas do cerrado, como ipê, jacarandá mimoso, pequi, aroeira entre outras.

Também está em desenvolvimento um corredor ecológico que ligará o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) com as áreas preservadas do complexo de Rio Quente. "Hoje já observamos 88,9% das espécies de animais que vivem no PESCaN em nossas áreas de preservação. Nossa meta é observar 95% dessa fauna", diz Neide Tavares, Gerente de Meio Ambiente na Aviva.

Birdland é um viveiro com área de 2.000 m² projetado para que os animais se sintam em seu habitat


Em Rio Quente ainda há o Birdland, um viveiro com área de 2.000 m² projetado para que os animais se sintam em seu habitat. As aves e outros animais como veados, jabutis, cobras e macacos foram enviados pelo IBAMA para se recuperarem de maus tratos ou tráfico. Durante o período em que permanecem no viveiro, os animais são cuidados e alimentados. Além disso, são acompanhados regularmente por biólogos, possuindo toda estrutura adequada, para que convivam em harmonia com outros animais de diferentes espécies. O Birdland foi berço de reprodução de macacos e veados, o que reforça a existência de um recinto adequado para a convivência destes animais.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook