• Abner Oliveira

Dirigentes de Turismo de todo o país visitam loja Artesanato Brasília a convite da Secretária do DF!

As 53 autoridades municipais de Turismo em 21 estados que participaram, nesta semana, do 1º Fórum das Capitais conheceram a loja Artesanato de Brasília a convite da secretária do setor no DF, Vanessa Mendonça. Localizado no shopping Pátio Brasil, o ponto de venda faz parte dos projetos desenvolvidos desde 2019 pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) que colocam Brasília como ‘case’ de sucesso. A apresentação do espaço pela Setur teve como principal objetivo trazer um novo olhar para os secretários, destacando que o turismo pode ser potencializado também por meio de parcerias com o setor privado. Ao final do passeio, os secretários puderam trocar informações com os artesãos presentes, conhecer as peças da loja e levar uma recordação do artesanato de Brasília para suas cidades.

Para a anfitriã do evento, a secretária Vanessa Mendonça, que fez questão de apresentar o espaço pessoalmente aos visitantes, a loja é um dos projetos bem sucedidos que pode e deve ser implantado em várias cidades do país. A titular da pasta ressaltou a importância da loja para os artesãos. “O artesanato é, para nós, da Secretaria de Turismo, uma prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão, e para isso nós criamos uma coordenação do artesanato. Porém, o mais importante a dizer é a capacidade de levarmos expectativas reais de renda, de trabalho e transformar, por elas, a vida de milhares de artesãos”, pontuou. De acordo com a secretária, as atividades do segmento são estimuladas por meio da concessão da Carteira Nacional do Artesão.


Avanços

Inaugurada em novembro de 2019, a Loja do Artesanato se tornou um sucesso e em abril de 2021 ganhou um novo ponto de venda, no próprio shopping, dobrando o espaço ocupado para 200 m².

A loja traz um diferencial em termos de produtos normalmente oferecidos em shoppings. São variadas peças de 30 artistas colocadas para comercialização em um dos principais centros de consumo em Brasília. A cada três meses, a renovação na loja acontece, por meio de uma curadoria, para selecionar de forma democrática os 30 artesãos que vão expor seus produtos. Mayce Tranquillini, gerente de Marketing do Shopping Pátio Brasil, acompanhou a visita e comemorou a parceria e recomendou que os secretários e dirigentes de Turismo multipliquem essa experiência em suas cidades. “Incentivo todos vocês de cada estado que procurem shoppings, empreendimentos como este, para tentar fazer o mesmo em suas cidades. Sim, é possível e viável”, reforçou.


Fotos Claudio Castro Setur DF