• Abner Oliveira

Economia paulista: Vinicius Lummertz aborda papel do turismo na retomada!

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, será o palestrante da próxima edição do Fórum de Temas Nacionais. Realizado pela ADVB SP, da FBM (Fundação Brasileira de Marketing) e do IRES (Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental), em parceria com a Skål SP e apoio do Grupo Conecta Eventos.

O tema será: "O papel do turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo" no dia 29/04/2021, às 10h30, com transmissão pelo Canal Youtube ADVB.tv.


Evento marcará, também, o lançamento da Edição 2021 de prêmio Top Destinos Turísticos, com presença de Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB-SP e Walter Teixeira, presidente da Skål SP.



Moderação do encontro caberá a Toni Sando, presidente do Visite SP – São Paulo Convention & Visitors Bureau. E os painéis serão pilotados por Fred Guidoni – presidente da APM (Associação Paulista de Municípios); Murilo Pinheiro – presidente da Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo); Marco Antônio de Oliveira – presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras Estância do Estado de São Paulo; Sebastião Misiara – presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).


O secretário Vinícius Lummertz, gravou um vídeo especial a título de convite para o encontro. Entre os destaques da mensagem, Lummertz antecipa que abordará uma plataforma eletrônica de boas práticas que está levando ideias bem sucedidas e soluções a municípios de todo o país. Também tratará das alianças do setor, de soluções possíveis e da recuperação econômica. Na conclusão, ressalta a importância do lançamento da edição 2021 do prêmio Top Destinos, um reconhecimento às cidades que mais apostam no turismo de São Paulo.


O Top DT


O Top DT tem o apoio renovado de entidades como a Aprecesp, Amitesp, Visite SP e Uvesp. E em 2021, conta também com o apoio da Associação Paulista de Municípios -- APM. É sabido que a pandemia impõe restrições sanitárias inibidoras da demanda. No entanto, recomenda a união de forças de todo o trade turístico.


"Temos de planejar estratégias que assegurem competitividade aos destinos turísticos quando houver a retomada da procura por viagens a lazer, intercâmbio, negócios e eventos. O Top DT contempla 16 segmentos do turismo, que atendem às vocações de qualquer município", observa Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB – a entidade que realiza o Top DT, ao lado da Skål SP.


Top DT 2018 - Foto: Fredy Uehara


Tendências


Quanto às perspectivas 2021, os Estudos da Secretaria de Turismo paulista apontam para um crescimento vigoroso em todos os segmentos, quando a pandemia estiver controlada. A busca por experiências genuínas e o contato com a natureza e a cultura local é uma tendência que foi acentuada pela pandemia.


De acordo com Lummertz, as viagens em grandes grupos e o turismo de massa perderam espaço com a pandemia e talvez não recuperem. "Aqui em São Paulo, a gente acredita que o turismo vai se acentuar nas proximidades, o que significa que o turista paulista vai desbravar seu próprio estado", afirma o secretário – "o que será muito bom para a retomada da economia do estado de São Paulo e o desenvolvimento de destinos de grande potencial que estão se consolidando", avalia.

Abner Oliveira com Vinicius Lummertz