Dividida em 13 capítulos, a obra “O Cristo Redentor Universal” é fruto de uma parceria entre a PAULUS Editora e a Editora PUC Rio, do Rio de Janeiro (RJ), por ocasião dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor, comemorado em 2021. A publicação convida o leitor a contemplar o monumento a partir da mensagem simbólica que ele nos sugere.
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Maior e mais conhecida escultura de arte decorativa do mundo, a estátua do Cristo Redentor foi projetada em 1921 e desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa após cinco anos de obras, de 1926 a 1931, ano em que o monumento foi concluído.
Está localizada no Parque Nacional da Tijuca a 710 metros de altitude, de onde se pode desfrutar não apenas de uma das mais belas vistas da cidade, mas sim do nosso lindo Brasil.
A famosa estátua tem 220 degraus e foi selecionada como uma das Sete Maravilhas do Mundo em uma votação organizada pela agência suíça New Seven Wonders Foundation em 2007.
De acordo com os organizadores, a estátua do Cristo Redentor possui, em sua história, em seu simbolismo e em sua localização, elementos que ainda não tinham sido abordados pela teologia em caráter sistemático. Por isso, a equipe convidou os autores e autoras a promover uma reflexão mais ampla e inédita sobre a representação.
“O Cristo Redentor nos aponta para um caminho de subida, que se concretiza no crescimento de todas as pessoas. Essa viagem é uma peregrinação que nos convida sempre a renovar o desejo de buscar a Deus e de amar o próximo”, reflete Dom Orani.
Comentarios