• Abner Oliveira

Escola Cívico-Militar é inaugurada em Taubaté (SP) com o Ministro da Educação e Deputados!

O Ministério da Educação (MEC) celebra mais uma adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), da Secretaria de Educação Básica (SEB), nesta segunda-feira (23), às 15h.


O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve presente junto com os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Coronel Tadeu; a deputada estadual Valéria Bolsonaro; Marcelo Ponte, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e o prefeito de Taubaté, José Saud!


A deputada Valéria Bolsonaro comenta: "Como é bom termos conosco pessoas que transformam sonhos em realidade. Sabendo da vontade popular das pessoas de Taubaté para que tivéssemos lá um colégio cívico militar, levei ao gabinete do Deputado Eduardo Bolsonaro esse pedido. Como muitos sabem, como Educadora há mais de 25 anos, acredito muito no potencial das escolas cívico militares. Este projeto em Taubaté, iniciou-se com o abaixo assinado liderado pelo Tenente Éden com quase 10.000 assinaturas."


Crédito: Facebook Eduardo Bolsonaro


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Lafayette Rodrigues Pereira atende estudantes de 6 a 14 anos do ensino fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de oferecer período integral e aulas de reforço a comunidade.


O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, e o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos de Oliveira, juntamente à prefeitura de Taubaté, oficializarão a implementação do modelo.


As aulas na Escola Cívico-Militar (Ecim), Professor Lafayette Rodrigues Pereira, já retornaram ao modelo presencial, seguindo o protocolo de biossegurança implementado pelo MEC e respeitando o distanciamento social, realizando monitoramento de saúde dos profissionais e estudantes.


Crédito: Facebook Eduardo Bolsonaro


A escola está localizada em um bairro de periferia e abriga famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A estrutura da escola passou por adaptações para implementação do Pecim, tanto na parte de estrutura física quanto do modelo educacional e após as revitalizações ela foi entregue de volta à comunidade.


Quanto às adaptações na estrutura física do prédio, a escola conta com vinte salas de aula, sala de direção, de reunião e de professores, almoxarifado, secretaria, duas quadras esportivas, sendo uma delas coberta, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, 2 banheiros para funcionários e 4 para estudantes, além de uma área para estacionamento.


Escola Cívico-Militar


Crédito: Facebook Valéria Bolsonaro


O Pecim é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, que visa aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, com base nos altos níveis dos colégios militares. A gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa tem a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.


A ideia é de que sejam implantadas 216 Ecim até 2023. Em 2020, foram implantadas 53 e em 2021, já são mais 74 unidades em fase de implantação.


Para aderir ao Pecim, as escolas precisam manifestar interesse junto à respectiva secretaria de educação, a qual conduzirá um processo de escolha. Nos estados em que não houver adesão, serão selecionados municípios voluntários para aderirem ao Programa.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook