top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Expoflora inova na gastronomia e lança sobremesa exclusiva para a 40º edição

A Expoflora surpreende o público a cada edição com novidades e lançamentos em flores e plantas ornamentais, e cada vez mais a forte presença da gastronomia típica e de diversos países também se torna marca registrada do maior evento de flores da América Latina.

Na festa deste ano, os apaixonados por gastronomia vão se surpreender com as grandes novidades, o sorvete de lavandula, assinado pelo chef Marcelo de Luiz, a salada de flores, o delicioso Kassler servido com molho de damasco e Pannekoek com bacon, queijos, nozes, criados pelo chef David Augusto Inaba; as delícias gastronômicas vão levar mais sabor e sofisticação para a edição de 2023, além de outras opções que prometem surpreender o paladar dos visitantes.


Crédito: divulgação

A lavandula é uma planta originária dos cerrados mediterrâneos que tem um aroma marcante, com flores azuis ou arroxeadas que se reúnem em inflorescências tipo espiga. Além de extrema beleza e perfume, possui inúmeras propriedades terapêuticas e vem sendo utilizada, também, na gastronomia, trazendo um sabor diferente e sofisticado. As flores e folhas frescas são usadas tanto para aromatizar o mel e o açúcar, bem como no preparo de geleias, sorvetes, pudins e cremes, trazendo cor e sabor incríveis à receita.

O sorvete de lavandula poderá ser degustado, com exclusividade, pelos visitantes da Expoflora nas sorveterias Vanilla Ice, entre outras novidades e delícias doces e salgadas da gastronomia holandesa, brasileira e de outras nacionalidades.

A leveza e refrescância também estarão presentes em opções de entradas, como a salada de flores que é um mix de folhas e flores, molho de mostarda djon e mel, nozes, palmito e tomate. O chef David também apresentará mais duas opções de pratos salgados: Pannekoek (panqueca holandesa) com bacon, queijos gouda e prato, nozes e mel e o delicioso kassler - bisteca suína defumada e salsicha schublig, servido com o saboroso molho de damasco e arroz típico, ambas as receitas são trazidas diretamente da Holanda. Estes pratos estarão disponíveis no cardápio do Martin Restaurante.

E claro, os pratos e delícias consagradas e preferidas pelo público das outras edições não podem faltar e além da lavandula e novidades que ainda serão lançadas, outras opções de sobremesas utilizam flores como ingredientes e conquistam os apaixonados por gastronomia, que gostam de experimentar novos sabores e aromas como o sorvete de rosas, bastante procurado em outras edições da Expoflora, a sobremesa refrescante é feita com xarope e geleia da flor, importados do Líbano. O doce já virou tradição na festa.


Destaque em sobremesa holandesa, é a tradicional bolacha “stroopwafel” – waffel recheado com caramelo, que especialmente na Expoflora, ganha diferentes coberturas e uma decoração especial com flores comestíveis. A bolacha também ganhou uma versão refrescante, recheada com sorvete de pistache, café, chocolate ou creme que pode ainda, ser servida com calda quente.


Crédito: divulgação

Este doce é muito antigo, começou a ser fabricado na Holanda no século XVIII, quando a Companhia Holandesa das Índias Orientais explorava rotas comerciais na África do Sul, Caribe e Indonésia, resultando na criação dessa bolacha feita com massa à base de canela e caramelo.

A culinária típica holandesa é muito saborosa, tanto em doces quanto em opções salgadas e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos instalados no parque da Expoflora oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como eisben (joelho de porco), batata holandesa, o pannekoek (panquecas), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões) e stampot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja).

Estas e outras delícias podem ser degustadas nas confeitarias, sorveterias e restaurantes da 40ª Expoflora, maior evento de flores da América Latina, que ocorre de 25 de agosto a 24 de setembro de sexta a domingo, das 9 às 19h, inclusive no feriado de 07 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo.

O espaço da Expoflora tem área total de 250 mil m², com área de circulação de 108 mil m². A capacidade é de 25 mil visitantes por dia e o estacionamento pode receber até 5 mil veículos. Nesse ano, a expectativa é de receber 400 mil visitantes.

Commenti


bottom of page