top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Fazenda de café brasileiro está entre os finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto illy

A Fazenda São Mateus, que produz o Guima Café, na região Cerrado Mineiro, entre Patos de Minas e Varjão de Minas, está entre os finalistas da 8ª Edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto illy, que entre as categorias “Best of the Best” e “Coffee Lover´s Choice”, vai premiar os melhores cafés do mundo.


Concorrem este ano 27 finalistas – sendo três de cada país: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Os premiados serão revelados em 16 de novembro, em Nova York, em cerimônia a ser realizada na Biblioteca Pública de Nova York.


Durante o ano, os laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram as amostras da safra 2022/2023 e selecionaram os melhores lotes e produtores, com base nos parâmetros de qualidade e sustentabilidade da empresa.


Crédito: divulgação

Do Brasil, além da Fazenda São Mateus estão na concorrência Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva e Raimundo Dimas Santana Filho. Das 27 amostras finalistas serão escolhidas nove a serem avaliadas por um júri multidisciplinar independente de especialistas internacionais, entre eles chefs, jornalistas, provadores e profissionais, que definirá quem receberá o título de “Best of the Best” (O melhor do melhor).


O prêmio “Coffee Lovers' Choice” será uma escolha do consumidor final. Os apaixonados por cafés poderão provar os nove melhores cafés e manifestar sua preferência por meio de uma série de degustações às cegas, organizadas nas principais lojas da illy em todo o mundo nas semanas que antecedem a premiação.

Café Espresso - Em março deste ano, o Guima Café conquistou o primeiro lugar, pela primeira vez, no 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – Nacional. Foram premiados 40 finalistas, dos quais seis brasileiros, entre as mais de 500 amostras inscritas no tradicional prêmio, realizado em São Paulo. Minas Gerais, a maior região produtora do país, dominou a lista com 12 produtores do Cerrado Mineiro, 12 das Matas de Minas, 10 do Sul de Minas e quatro da região Chapada Mineira.

コメント


bottom of page