top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Feriado em Paraty: belezas naturais e muita cultura compõem a cidade!

Patrimônio histórico e cultural localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty encanta turistas do mundo inteiro com suas praias, inúmeras belezas naturais e multiplicidade cultural. Pouca gente sabe, mas a região também preserva uma das culturas mais diversas do Brasil, a cultura caiçara, mantida pelas comunidades locais que vivem da pesca e do mar.


Com a chegada dos feriados e as respectivas emendas com o final de semana, Paraty se torna um atrativo destino para o momento de curtição, respeito à natureza — a região é cercada por áreas que preservam a Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do país — e muito aprendizado.


Para esta temporada, o fotógrafo Marcelo Oséas, conhecido por seu trabalho envolvendo as culturas tradicionais brasileiras, como a indígena, caiçara e sertaneja, está com duas novidades recém-inauguradas na cidade.


A seguir, confira 6 atrações que não podem faltar no roteiro de quem viaja para Paraty:


Exposição Cartas para o Futuro - Crédito: Marcelo Oséas

Fazenda Bananal


Ocupando uma área de 187 hectares, a Fazenda Bananal é considerada um parque ecológico de imersão na Mata Atlântica. O espaço preserva 70% da floresta nativa e oferece diversas experiências envolvendo questões como sustentabilidade e cultura paratiense, além de restaurante e um casarão histórico ocupado por mostras.


Entre as atividades, está a exposição Cartas para o Futuro, desenvolvida em parceria com o fotógrafo Marcelo Oséas. A mostra apresenta 20 imagens do artista, que focam na cultura e nos espaços ocupados pelas comunidades caiçaras de Paraty. Estes coletivos que convivem em harmônia com o mar, o mangue e a fauna e a flora da Mata Atlântica.


No espaço da exposição, fitilhos de algodão cru, tingidos naturalmente, formam sinuosas curvas e divisórias que remetem aos caminhos internos das tantas comunidades que colocam a cidade como um dos grandes centros da cultura caiçara brasileira.

Marcelo Oséas Galeria


Além da exposição na Fazenda Bananal, uma versão pocket da Cartas para o Futuro acontece na galeria do artista, localizada no centro histórico da cidade. O espaço exibe outros trabalho de Marcelo Oséas, como as imagens que captam fragmentos dos ribeirinhos da Amazônia ou ainda dos artesãos do Alagoas.


Para além das fotografias, chama a atenção o próprio espaço da galeria, que preserva muitos elementos da construção original e da cidade litorânea. Por exemplo, todo o mobiliário é feito com sobras de madeiras, coletadas nos estaleiros de Paraty.


Praia do Sono


Após conhecer parte da cultura da região, é imprescindível incluir no roteiro as belezas naturais, como a praia do Sonho. Esta é conhecida como uma das praias locais mais bonitas e preservadas, já que está dentro de uma reserva ecológica. No espaço, só é possível chegar por trilha ou barco, mas o esforço é compensado pelas águas cristalinas de um verdadeiro refúgio.


Comunidade Ponta da Romana


Outro refúgio de Paraty é a Comunidade da Ponta da Romana, no Saco do Mamanguá. Cercada pela vegetação nativa e banhada por um mar tranquilo, o local é pouco conhecido pelos turistas. Apesar disso, a praia é uma ótima opção para quem busca descansar, tomar um bom banho de mar e repor as energias da vida corrida das grandes cidades. Inclusive, esta e a praia do Sono poderão ser reconhecidas por quem visitar a mostra Cartas para o Futuro, do Marcelo Oséas.


SESC de Paraty


Voltando para o centro histórico de Paraty e as ruas de paralelepípedo, outra atração cultural é a Unidade Santa Rita do SESC Paraty. Até o final do mês, o espaço recebe a exposição A cerâmica é um Ofício Coletivo, composta por trabalhos e obras de 30 ceramistas da região. A partir de técnicas e estilos variados, o visitante aprende como a argila pode ser uma rica forma de expressão.


Matriz Cultural


Também localizado no centro histórico de Paraty, o espaço Matriz Cultural apresenta diferentes exposições de arte ao longo do ano, com uma curadoria que mescla estilos variados, através do espaço Galeria.

bottom of page