top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Hotel das Cataratas: Um Exemplo de Sustentabilidade

O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, se destaca como líder em sustentabilidade e responsabilidade social. Recentemente reconhecida pela pesquisa da Booking, Foz do Iguaçu é aclamada como o destino mais sustentável do Brasil, abrigando as icônicas Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, símbolos de conservação. A cidade lidera o ranking brasileiro de sustentabilidade, também na oferta hoteleira. O hotel compartilha esse compromisso, preservando o meio ambiente e enriquecendo a experiência dos hóspedes.


Localizado no cenário deslumbrante do Parque Nacional do Iguaçu, considerado o Melhor Hotel do Brasil e Oitavo Melhor do Mundo pela La Liste 2023, além de ser o único listado pela Forbes Travel Guide 2023 com 5 estrelas em toda a América do Sul - pelo 6º ano consecutivo. Desde o ano 2000, o Hotel das Cataratas tem sido um pioneiro na busca pela excelência em sustentabilidade e responsabilidade social.


Crédito: divulgação

A conquista das renomadas certificações ISO 14001 de Gestão Ambiental e SA 8000 de Responsabilidade Social um marco significativo em seu compromisso. A ISO 14001 guia a implementação de sistemas de gestão ambiental eficazes, alinhando as responsabilidades ambientais do hotel com seus processos internos. De maneira complementar, a SA 8000 enfatiza o compromisso social, avaliando o impacto das operações nas comunidades locais e condições de trabalho.


Além destes, o hotel conquistou recentemente o reconhecimento da EarthCheck, entidade especializada em turismo sustentável, que baseia-se nos princípios da GSTC (Global Sustainable Tourism Council) e reforça sua posição como um modelo a seguir no setor.


A propriedade tem tratamento próprio de esgoto e utilizam energia de fontes limpas e certificadas que abastecem todo o hotel, minimizando seu impacto ambiental. A utilização de produtos de limpeza biodegradáveis e capacitação constante da equipe refletem um compromisso com práticas ecoconscientes.


O hotel também se envolve ativamente na conservação da floresta, organizando mutirões anuais de limpeza em parceria com outras concessionárias no Parque Nacional do Iguaçu. A iluminação eficiente, um posto de recarga de veículos elétricos, uma horta orgânica e a gestão responsável de resíduos completam o extenso conjunto de iniciativas sustentáveis do hotel, que apoia também projetos de conservação, como o "Onças do Iguaçu", que destaca seu compromisso com as espécies locais.

Opmerkingen


bottom of page