• Abner Oliveira

Ilhéus contará com árvore de Natal de 350kg de chocolate e mais de 2 metros de altura!

A comemoração antecipada do Natal em Ilhéus, no Sul da Bahia, já tem data marcada: será entre os dias 16 e 19 de dezembro no 12° Festival do Internacional do Chocolate e Cacau. O evento, que acontecerá no estacionamento do Centro de Convenções da cidade, já divulgou a corrida por um recorde, a produção e exposição de uma árvore de Natal feita com 350kg de chocolate, medindo mais de dois metros de altura.


O responsável pela façanha será o chef Abner Ivan, diretor executivo do Clube dos Padeiros e Confeiteiros do Brasil (Cpac Brasil). Paulista, de 33 anos e com experiência internacional, Abner vai substituir a tradicional estrela, que costuma ocupar o topo da árvore, por uma flor de cacau e as conhecidas bolas natalinas por miniaturas coloridas de cacau.


Para Marco Lessa, organizador do evento, a ideia da árvore nestas proporções é inédita no Brasil e o investimento na escultura de chocolate revela o interesse dos idealizadores do festival em marcar uma espécie de recomeço, após tantas perdas provocadas pela Pandemia.


O Evento


Crédito: divulgação


Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva da planta, passando pelo fruto ao produto final. Durante a programação, entre cursos, palestras e workshops, são colocados em destaque os derivados do cacau, as manifestações culturais, artísticas, econômicas e sociais que compõem o cultivo, o beneficiamento e a comercialização do produto agrícola.


O encontro confirma a região Sul da Bahia como uma das principais produtoras de chocolate de origem do país e serve de alavanca fundamental para o turismo e a divulgação da cultura regional que tem base na economia criativa e ganhou autoridade internacional a partir das obras do escritor Jorge Amado.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook