• Abner Oliveira

Inverno em Monte Verde inicia com mínima de 1ºC e geada!

O inverno "deu as caras" com força em seu primeiro dia em Monte Verde, Sul de Minas Gerais. O distrito de Camanducaia teve temperatura mínima de 1º C na manhã desta segunda-feira (21), com registros de geada por toda a vila. O solstício marca o começo da alta temporada do turismo no local.

Monte Verde está localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o que contribui para a manutenção da natureza preservada, com lindos Bosques de Araucária. A temperatura atinge valores negativos no inverno, principalmente em julho, chegando a -4ºC com sensação térmica de até -10ºC. Fenômenos como geada e até a precipitação de neve são comuns.

Foto: Nelson Pacheco


Segundo o Climatempo, na próxima semana, as temperaturas devem se manter baixas na vila. A mínima esperada é de 7º C, na quinta-feira (24), enquanto a máxima é de 28º C, na sexta-feira (25), com possibilidade de chuva apenas na terça-feira (22), que deve ser o dia mais frio da semana.

Eventos marcam o inverno

Desde 11 de junho, Monte Verde promove três eventos simultaneamente: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e o Festival de Gastronomia, todos organizados pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região). A expectativa é receber cerca de 500 mil turistas e movimentar R$ 250 milhões na economia do segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking anual do site de hospedagens Booking.com.

"Em paralelo ao Amor nas Montanhas, damos início à 8ª edição do Festival de Inverno, enquanto o Festival de Gastronomia será no dia 13 de agosto com as melhores receitas criadas por nossos estabelecimentos", afirmou Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Turismo consciente

A tríade de eventos nas montanhas faz parte das ações elaboradas pela MOVE para estimular a economia local e mitigar os prejuízos ocorridos durante os fechamentos do turismo. Monte Verde retomou as atividades econômicas em 17 de abril, após 31 dias de lockdown, e funciona com 60% da capacidade de atendimento.

"É importante ressaltar que respeitamos e seguimos todos os protocolos indicados pelas autoridades de saúde e obedecemos a todos os decretos impostos, o que nos levou a ser reconhecidos como exemplo nacional de retomada segura pelo Ministério do Turismo", ressalta Rebecca.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook