top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Já visitou um patrimônio da humanidade? A Nova Zelândia oferece logo três!

Além de um país repleto de belezas naturais, a Nova Zelândia também possui um patrimônio cultural inestimável, e podemos provar. Na verdade, quem atesta isso é a Unesco, que selecionou três locais no país como patrimônios da humanidade: Parque Nacional de Tongariro, Te Wahipounamu e ilhas subantárticas da Nova Zelândia. Esses locais foram selecionados porque reúnem verdadeiros tesouros da vida na terra, tanto exemplares raros - em alguns casos únicos - de fauna e flora, quanto formações rochosas que contam a história do local e de seus habitantes.

Parque Nacional Tongariro


Divulgação/Destination Lake Taupo

Considerado o primeiro parque nacional da Nova Zelândia e o quarto do mundo, o Parque Nacional Tongariro é reconhecido tanto por seu extraordinário significado cultural quanto por suas importantes características naturais. O parque, localizado na Ilha Norte, tem 80.000 hectares e reúne três vulcões - Ruapehu, Ngauruhoe e Tongariro - cuja atividade deu origem a lagos cor de esmeralda, correntes de lava antiga, crateras fumegantes, terraços de sílica coloridos e peculiares jardins alpinos, que tornam a paisagem única.

Te Wahipounamu

Divulgação/Rob Suisted

Diferente de Tongariro, Te Wahipounamu não é um parque nacional, mas reúne vários deles, incluindo os famosos Aoraki/Mount Cook, Fiordland, Mount Aspiring e Westland. Com uma área de 26.000 quilômetros, a região, que fica na Ilha Sul, é composta por uma paisagem bastante diversa, incluindo florestas remotas, montanhas cobertas de neve, íngremes vales glaciais e fiordes costeiros. Por conter representantes de fauna e flora originárias do continente pré-histórico de Gondwana é que o local foi considerado patrimônio da humanidade.


Os visitantes têm oportunidade de fazer voos panorâmicos para obter uma perspectiva geral desse cenário único, safáris de barco a jato no rio para chegar a áreas remotas de forma empolgante e informativa e inúmeras opções de caminhada para apreciar vales arborizados ou altas montanhas.


É nesta região também que se encontram os glaciares Fox e Franz Josef e o fiorde Milford Sound, com cachoeiras de águas cristalinas e visita constante de golfinhos, focas e pinguins.

Ilhas Subantárticas


Divulgação/K Ovsyanikova

O conjunto de cinco remotas ilhas no sul do país é o lar de algumas das vidas selvagens mais abundantes e únicas do planeta, incluindo espécies de pássaros, plantas e invertebrados. É isso que faz das Ilhas Subantárticas um patrimônio da humanidade desde 1998. Juntas, as ilhas Bounty, Antipodes, Snares, Auckland e Campbell abrigam 126 espécies de pássaros, incluindo cinco aves marinhas que não se reproduzem em nenhum outro lugar do mundo. A região é tão importante, que há uma restrição no número de visitantes por ano. Conhecer essas ilhas é um privilégio e representa também a responsabilidade de garantir que os ecossistemas ali existentes permaneçam inalterados. Os turistas podem chegar às ilhas por meio de expedições guiadas em embarcações especialmente construídas para esse fim.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page