• Abner Oliveira

Kennedy Space Center é uma ótima opção de passeio na Flórida!

Em uma viagem para a Flórida (Estados Unidos) sempre há os passeios tradicionais, claro. Mas também há aqueles fora do óbvio que precisamos incluir no roteiro. É o caso do Kennedy Space Center Visitor Complex da NASA, localizado a menos de uma hora de Orlando. Adequado para todos, é um passeio que proporciona aventuras e experiências únicas. E muito em breve, garantirá uma atração incrível para os visitantes, com a inauguração do Gateway: The Deep Space Launch Complex que irá permitir explorar o futuro das viagens espaciais de uma forma nunca antes vista.

Ao combinar a experiência de uma jornada interestelar do futuro com o que também está acontecendo agora dentro do programa espacial, o Gateway será uma vitrine da NASA com oportunidades excepcionais. Situado à sombra do Rocket Garden, dividido em níveis, chamará a atenção logo de cara, por sua impressionante fachada projetada para despertar a imaginação antes mesmo de se entrar. As paredes externas são acentuadas com painéis iridescentes de coloração turquesa brilhante que se alternam com tons de roxo, reproduzindo o movimento constante e as cores vivas do universo.

Uma vez dentro desta nova área do Complexo de Visitantes das NASA, os “viajantes espaciais” serão recebidos com um design futurista que visa preparar o terreno para sua jornada. Os visitantes estarão cercados por artefatos que voaram pelo espaço, bem como modelos em escala real suspensos para permitir uma visão de 360 graus. A experiência visual no Gateway, proporcionada por essa abrangente coleção em exposição, será combinada com educação imersiva, efeitos atmosféricos e um cinema 4D em movimento, onde os visitantes poderão ver, vivenciar e sentir como é realmente viajar no espaço.

Para além da novidade que chega nesta primavera no Hemisfério Norte, o Kennedy Space Center Visitor Complex, que é voltado para todas as idades, tem entre seus destaques o treinamento de astronauta (ATX Center®), a exploração de Marte, o simulador de lançamento de foguete e os bastidores da NASA. Para quem ainda não está familiarizado, o Complexo de Visitantes é organizado em Zonas de Missão, onde atrações são agrupadas por era cronológica, dentre as quais estão Heroes & Legends, Space Shuttle Atlantis, NASA Now + Next e Race to the Moon.


O Shuttle: A Ship Like No Other é a atração mais abrangente do mundo dedicada ao programa dos ônibus espaciais. O Space Shuttle Atlantis deixa os visitantes de cara com o Atlantis, como só os astronautas haviam visto antes -- com as portas de carga abertas como se estivesse flutuando no espaço. O Atlantis realizou 33 missões espaciais e prestou serviços de abastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Aposentado pela NASA desde 2011 encontra-se pendurado a uma altura de 10 metros do solo e inclinação de 43 graus para que todos possam vê-lo de diversos ângulos. A exibição, inclusa no ingresso “admission”, conta a empolgante história dos 30 anos do Programa de Ônibus Espaciais e destaca o futuro da exploração do espaço através de mais de 60 exposições interativas.

Já voltado especialmente para a criançada, o Planet Play foi projetado para uma geração de pequenos e jovens exploradores espaciais, entre 2 e 12 anos. Trata-se de uma atividade interativa com área de aprendizagem que traz o espaço à Terra. Ali se pode desvendar curiosidades em meio a réplicas de planetas, bem como desfrutar de inúmeros jogos e componentes artísticos projetados para criar uma experiência de aprendizado inesquecível, incluindo oportunidades de mapear uma constelação, andar pelos anéis de Saturno e deslizar num campo de asteroides. Os pais podem desfrutar de um café em um lounge confortável, enquanto a criançada se diverte.

Crédito: divulgação


Uma atração que não passa batido é o Jardim de Foguetes, que tem entre os seus mais recentes destaques o DELTA II, com 39 metros de altura, e que se encontra ao lado de outros foguetes que fizeram parte de programas espaciais como Mercury, Gemini e Apollo. Sua relevância se deve à participação em importantes missões, como o lançamento dos rovers Spirit e Opportunity da NASA e da sonda Phoenix Mars. O foguete também habilitou a missão GPS para a Força Aérea dos Estados Unidos e tem mais de 150 lançamentos em sua história.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook