• Abner Oliveira

Legado das Águas inicia projeto de reflorestamento no Parque Estadual do Jurupará!

O Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica (CBMA) do Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, está realizando um projeto de reflorestamento no Parque Estadual do Jurupará, localizado em Ibiúna, também no interior paulista.


Em parceria com a Iniciativa Verde (The Green Initiative), ONG direcionada à restauração florestal, ao combate às mudanças climáticas e ao desenvolvimento rural sustentável, o CBMA do Legado realizará a recuperação de uma área de aproximadamente 164 hectares do Jurupará.


O projeto de reflorestamento no Parque faz parte do Programa Nascentes, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, que tem como meta otimizar investimentos públicos e privados para o cumprimento de obrigações legais de compensação de emissões de carbono, redução da pegada hídrica ou para a implantação de projetos voluntários de restauração.


O Parque Jurupará, que possui 26 mil hectares e é administrado pela Fundação para Conservação e Produção Florestal do Estado de São Paulo, tem papel fundamental para a conectividade entre áreas remanescentes de Mata Atlântica e atualmente conta com grandes áreas que necessitam de restauração florestal.


Serão aplicadas diferentes metodologias para recuperar a mata, como manejo de exemplares de espécies exóticas invasoras, enriquecimento da floresta, plantio direto de mudas, semeadura de espécies vegetais nativas, adubação verde e condução de regeneração de plantas. De acordo com as necessidades de cada área do parque, serão aplicadas as técnicas que apresentarem os melhores resultados.


A ação será dividida em fases, ao longo de quatro anos. A primeira etapa já está em andamento desde julho de 2021, com plantio de uma área piloto de 5 hectares. Agora, no período entre a última semana de dezembro de 2021 e a terceira semana de janeiro de 2022, está sendo iniciado o plantio de maior extensão: durante esse período, está prevista a implantação em uma área com cerca de dez hectares, parte com plantio de mudas e parte com semeadura direta.

Reflorestamento no Parque Estadual do Jurupará

Crédito: divulgação

  • Parque Estadual do Jurupará: 26 mil hectares.

  • Área que receberá projeto: aproximadamente 164 hectares (durante todo o projeto, de 4 anos, dividido em diversas fases com enriquecimento, plantio de mudas, semeadura)

  • Quantidade total de mudas do projeto de reflorestamento: cerca de 30 mil mudas (durante todo o projeto, de 4 anos)

  • Número de espécies de plantas que serão utilizadas em todo o projeto: aproximadamente 60 espécies.

  • Quantidade de mudas plantadas no projeto piloto: 5.300 (Em implantação o restante - 25 mil mudas)

  • Área de plantio total: 15 hectares (150.000 m²)

  • Metodologias que serão usadas: plantio direto de mudas, semeadura de plantas nativas, adubação verde, condução de regeneração, manejo de espécies vegetais exóticas invasoras e enriquecimento da floresta onde estão as espécies exóticas.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2021 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook