top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Mostra de Paisagismo da 40ª Expoflora ressalta o valor do convívio do homem com a natureza

Paisagistas, arquitetos, decoradores e engenheiros agrônomos, entre outros profissionais, trazem ideias, tendências e inspiração na criação de 18 jardins decorados e ambientados, que são verdadeiros oásis em meio à correria do dia a dia e inspiram visitantes a transformar sua varanda, seu jardim, ou mesmo levar um pouco desse clima natural para dentro de sua casa, apartamento, para o seu cotidiano.


A integração do homem com a natureza é objeto de desejo da sociedade atual, em meio à tantos compromissos, tecnologia e salas fechadas. Os principais profissionais de engenharia, arquitetura, decoração, paisagismo e design da região se uniram para mostrar que é possível trazer essa beleza natural para o dia a dia, com ideias criativas, originais e de extrema beleza.


Urban Jungle, da Fabiana Encinas - crédito: Abner Oliveira

Imprimiram todo seu talento na criação de 18 jardins ambientados e decorados na Mostra de Paisagismo e Decoração da 40ª Expoflora. São espaços que vão sensibilizar os sentidos humanos com beleza e ao mesmo tempo simplicidade, trazendo a natureza para mais perto, de maneira harmoniosa e surpreendente, proporcionando uma viagem sensorial capaz de levar o visitante a um luxuoso jardim com spa, passando por uma paradisíaca praia; o roteiro da visitação também tem um santuário fitoterápico, um loft repleto de cores e elementos naturais, à casa de agricultores americanos, chegando até à infância e o desafio de proporcionar bem-estar na sala de aula, local, normalmente fechado e pouco arejado.


Diante tantas ideias, conceitos e mensagens, os holofotes se voltam para a variedade de plantas ornamentais e flores utilizadas na ambientação dos espaços; são lançamentos exclusivos para a Mostra, novas variedades e cores para as espécies.


A Expoflora 2023 chega a sua 40ª edição e se prepara para receber turistas de todo o Brasil e de outros países no período de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, inclusive no feriado de 07 de setembro, das 9h às 19h. Na programação especial deste ano, além da Mostra de Paisagismo e Exposição de Arranjos Florais, vai apresentar ao público mais de 4.000 variedades de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, mais de 250 apresentações típicas de música e dança, gastronomia holandesa. Confira a programação completa.


Eu, Abner Oliveira, participei da coletiva de imprensa e a abertura da Mostra de Paisagismo, e destaquei alguns jardins decorados e ambientados que me chamou muita atenção. Veja abaixo:


Recanto dos Pássaros

Mauro Contesini (engenheiro agrônomo e paisagista)

Crédito: Abner Oliveira

O projeto minimalista ressalta o valor do convívio do homem com a natureza. Praticamente o ambiente de uso diário permite conforto com o uso de mobiliário próprio para área externa. A predominância do uso da cor branco e preto garante um estilo minimalista e arrojado. De forma inusitada a parede foi revestida com chapisco de pedra pintada com a cor lápis preto da Coral tintas, trazendo movimento e textura para o local. O painel feito com placas PSAI (Poliestireno de alto impacto) elaborado pelo arquiteto Richard Pieper, CEO do Reveste in Cena, possui três prateleiras de madeira ecológica certificada carbonizada da empresa Arboreal, que recebeu objetos decorativos.


Crédito: Abner Oliveira


Outro destaque é a utilização de pássaros que representa a liberdade de uma forma criativa. O ambiente apesar de ser integrado ele é composto por três áreas distintas; a mesa de alumínio promove uma refeição no jardim; o conjunto de sofás garante o descanso ou a recepção de amigos com muita elegância e descontração da empresa Innovato e o puff gigante de tela aramada cria um cenário de baixo dos grandes fícus que praticamente é uma escultura no jardim. A gaiola sem pássaros é para refletirmos a nossa relação de respeito com a natureza. O piso drenante da empresa Drenatec é um item ecológico, pois permite a drenagem de mais de 90% da água. Como também a iluminação em LED da empresa Light in Garden que garante economia de energia.


Urban Jungle

Fabiana Encinas (designer de interiores e paisagista)

Crédito: Abner Oliveira


O espaço mostra que é possível trazer o paisagismo para um ambiente interno - "Urban Jungle". Neste ambiente, a design e paisagista harmonizou as plantas naturais com as plantas preservadas, que são 100% natural que passam por um processo ecológico de Preservação e conservação da planta, isso mantém seu brilho, folhagens e texturas, não precisa de água e nem luz solar. As plantas preservadas valorizam ambientes fechados com uma belíssima iluminação em pendentes. Unindo coleção de móveis de madeira maciça que apresenta formas orgânicas e modernas, criando uma experiência autêntica e sofisticada.


Guiados pela paixão da natureza e desejo de unir o rústico com o moderno, os móveis foram elevados para áreas gourmet a um patamar totalmente novo. Cada peça é uma sinfonia de formas orgânicas, onde a textura natural da madeira encontra a simplicidade moderna, criando um elo perfeito entre o passado e o presente.


Loft do Paisagista

Allan Oliveira (designer de interiores e paisagista)

Crédito: Abner Oliveira


"Para a 40ª Expoflora, decidi resgatar meu primeiro projeto: um loft. Neste ano, reunir elementos de cada edição em que participei e os integrei ao espaço. O ambiente que estou criando para a mostra de paisagismo tem como tema a arquitetura e design efêmera que se baseia na temporalidade”, explica Allan.


Trata-se de um estilo onde as construções são passageiras e transitórias, durando por um curto período. Nesse sentido, as obras podem desaparecer definitivamente de um local ou serem irreversíveis para outro, dependendo da intenção do autor do projeto de arquitetura efêmera e da história que ele deseja contar.


Uma característica interessante desse gênero é que ele não se limita apenas a obras e construções, mas também incorpora uma criatividade incrível. “No meu loft, trabalhei com materiais renováveis ​​e naturais para fornecer diferentes texturas e formatos ao ambiente. Logo na entrada, os visitantes serão recebidos por uma horta em canos de PVC e uma fonte em vasos naturais, proporcionando um toque natural e tranquilo”, completa ele.


A cozinha/sala será um espaço movimentado, com móveis e elementos que promovem a interação e acolhimento. Jardins e plantas estarão presentes, criando um ambiente vivo e verdejante. As divisórias entre os ambientes serão feitas com telas aramadas, proporcionando separação de forma leve e transparente.


No quarto, destaque será dado à cabeceira feita de tijolos, com um jardim suspenso de folhas variegadas e uma abundância de vasos naturais. As luminárias de papel trarão um toque artístico e acolhedor ao ambiente.


Por fim, o banheiro será integrado à natureza, com elementos que remetem a um ambiente externo. Plantas e materiais orgânicos preservam presentes, proporcionando uma atmosfera relaxante e harmoniosa.


Abner Oliveira com o designer de interiores e paisagista Allan Oliveira

“Em resumo, meu loft na 40ª Expoflora será uma combinação emocionante de criatividade, sustentabilidade e conexão com a natureza. Espero que os visitantes apreciem essa experiência única e se sinta inspirada pela beleza da arquitetura e design efêmeros. Conto com o sucesso desse projeto e desejo que todos possam desfrutar desse espaço temporário e cativante”, finaliza o design de interiores e paisagista.


Espaço Garden Spa

Lucilene Sartori (arquiteta e urbanista)

Crédito: Abner Oliveira


O projeto Garden Spa nasceu para proporcionar a sensação de aconchego em uma área ajardinada. Quando se fala de vida agitada do dia a dia, tudo o que desejamos é ter um local agradável para relaxar e descansar. Pensando nisso, nada melhor do que um Spa dentro de um jardim, com uma banheira aquecida de 1.90m e uma paisagem diferenciada com pintura orgânica feita exclusivamente para esse projeto.


Com a união de dois jardins verticais preservados com plantas Kokedama penduradas, a leveza e o charme do ambiente são garantidos, sem esquecer do perfume aromatizado que traz a combinação perfeita para tomar um chá e relaxar a mesa. Garden Spa foi criado para os amantes da natureza e o relaxamento que ela pode proporcionar diariamente.


Serviço – 40ª Expoflora


Data: 25 de agosto a 24 de setembro – sexta-feira a domingo, inclusive 07 de setembro

Horário: das 9h às 19h

Local: Holambra, SP

Endereço: Rodovia SP-107, km 32,5, sem número

*A cidade está a 137 quilômetros de distância de São Paulo (2 horas), na região metropolitana de Campinas.

Ingressos – R$ 50,00 – ingresso solidário (5º lote): https://expoflora.com.br/ingressos/

*O Ingresso Solidário pode ser adquirido por qualquer pessoa. Parte do valor será destinado a instituições de caridade.


*Abner Oliveira esteve presente através de convite da Expoflora

Comments


bottom of page