Em um ano de existência, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) já representa 140 associados, que empregam mais de mil pessoas e, juntos, faturam cerca de R$ 70 milhões por ano. Criada em março de 2020, a associação cresceu em meio à pandemia, tomando medidas fundamentais para a saúde dos trabalhadores, moradores e visitantes do distrito de Camanducaia (MG), bem como para garantir o equilíbrio da economia local.
De acordo com a presidente da agência, Rebecca Wagner, a MOVE começou com 46 associados, número que aumentou 204,34% em 12 meses. São proprietários de hotéis e pousadas, bares e restaurantes, agências de passeios e receptivos turísticos, comércio e serviços. "A agência surgiu da necessidade de fortalecer e dar voz ao empresariado do distrito. Após uma reunião para a realização do Natal de 2019, ficou constatado que Monte Verde precisava de lideranças ativas e confiáveis que pudessem, de forma organizada, reivindicar, apoiar e promover ações para seu desenvolvimento sustentável", afirma.
Para 2021, as prioridades da agência são: manter Monte Verde como destino seguro e aconchegante; promover eventos para estimular o turismo e mitigar o prejuízo com os fechamentos do comércio; diminuir os períodos de baixa temporada; manter parcerias para melhoria do destino; gerar material de divulgação para se manter na mídia nacional; e oferecer cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento para gestores e colaboradores.
Ações da MOVE
Para atrair mais turistas, a MOVE passou a divulgar medidas de proteção e orientações sobre os protocolos de higiene adotados no município - tanto que foi considerada pelo Ministério do Turismo exemplo nacional de retomada segura durante a pandemia. Além disso, lançou campanhas em parceira com a Prefeitura de Camanducaia para engajar os estabelecimentos a cumprirem as orientações e para incrementar o turismo em outras estações do ano.
"Todas as nossas ações são respaldadas nas orientações das autoridades de saúde, não só para garantir a economia de Monte Verde, mas para mantermos nossos funcionários, moradores e visitantes seguros.", afirma a presidente da MOVE.
A agência planejou, ainda, um evento especial com dois meses de duração para estimular a busca de visitantes por Monte Verde. Com início em 11 de junho e encerramento em 14 de agosto, a vila receberá um misto dos eventos "Amor nas Montanhas", "Inverno nas Montanhas" e "Festival Gastronômico". O projeto passa por elaboração final e será realizado com recursos da Lei de Incentivo ao Turismo.
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