A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique celebraram a entrega do MSC Euribia, o navio que apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos. A entrega marcou mais um passo significativo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros e demonstra como será o futuro dos cruzeiros.
O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da Companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.
O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros hoje
O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index.
Quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”.
Laurent Castaing, Gerente Geral do estaleiro Chantiers de l'Atlantique, disse: “Estou muito orgulhoso da força do relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique. Este 5º e último navio da Classe Meraviglia marca a conclusão do que já é uma série muito eficiente e a continuação de nossos inovadores projetos ambientais comuns”.
A Cerimônia da Moeda do MSC World America
A Cerimônia da Moeda do terceiro navio movido a GNL da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro com esse combustível que terá como base os Estados Unidos, o MSC World America, também aconteceu nessa quarta (31) sendo mais um passo rumo à criação de um mundo onde a tecnologia encontra a inovação para uma experiência de cruzeiro mais sustentável.
O novo navio, previsto para 2025, apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como tecnologia pioneira para praticamente eliminar o escape de metano do GNL durante a operação. As duas madrinhas desta tradicional cerimônia foram Silvia Turbia, da Divisão de Cruzeiros da MSC, e Séverine Blandin, do Chantiers de l'Atlantique.
Henri Doyer, Diretor do Programa Chantier de l'Atlantique MSC, comentou: “Esse 19º navio – o segundo da Classe World - é o resultado de uma longa parceria entre a MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique. Tenho o prazer de anunciar que o MSC World Europa, o MSC Euribia e o MSC World America são os 3 navios mais eficientes energeticamente e mais ecológicos na indústria de cruzeiros do mundo.”
Comentários