• Abner Oliveira

MTur abre inscrições para capacitação gratuita em autismo e inclusão!

O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Incluir Treinamentos, abre, a partir desta sexta-feira (01.10), as inscrições para o curso gratuito "Autismo, Acessibilidade e Inclusão".


A iniciativa tem o objetivo de capacitar e preparar os trabalhadores do turismo para a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo Brasil. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, sendo mais de 2 milhões com autismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o mercado de viagens está cada vez mais precisando de profissionais capacitados para atender bem os turistas nacionais e internacionais com acessibilidade. "Já ofertamos cursos de Libras para estes profissionais e, graças a esta parceria, colocaremos o autismo na pauta do nosso setor. Temos a consciência de que um trabalhador qualificado e bem-informado sobre as questões de acessibilidade resultará em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país", declarou.

Crédito: Roberto Castro - MTUR


Com carga-horária de 20 horas, o curso aborda temas como o conceito histórico da pessoa com deficiência, acessibilidade básica e direitos dos autistas, transtorno do processamento sensorial, entre outros. As aulas serão realizadas semanalmente e em formato virtual, sendo disponível o acesso a interessados de todo o Brasil.