• Abner Oliveira

MTur anunciará vencedor do 1º Desafio Brasileiro de Inovação no ABAV Collab

O ABAV Collab será palco para a premiação do 1º Desafio Brasileiro de Inovação promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub, com apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT).


A competição foi lançada em julho deste ano e recebeu 790 projetos de startups de 24 estados e do Distrito Federal com iniciativas para atendimento das novas necessidades, ou melhoria dos serviços já oferecidos pelo  setor, no cenário pós-pandemia de Covid-19. Os dez finalistas serão anunciados ainda esta semana, e o vencedor premiado no dia 29 de setembro, como parte integrante das ações que o Ministério do Turismo levará para o ABAV Collab.


Os finalistas da competição brasileira concorrem a duas viagens à Espanha, onde participam de um treinamento e acompanham a Fitur, em Madri, que marcará a final  da 3ª edição da competição global de startups da OMT. O evento mundial, organizado em parceria com o Wakalua,  tem como meta o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e busca acelerar avanços a exemplo da erradicação da pobreza e da garantia de crescimento econômico com pleno emprego, especialmente no pós-pandemia.


Além da premiação, o Ministério do Turismo levará para o ABAV Collab a representação dos 26 estados brasileiros e do DF, ocupando um pavilhão e um auditório inteiro do evento virtual, para a divulgação institucional dos destinos nacionais e o anúncio de estratégias para a retomada.