• Abner Oliveira

Natal na Ilha da Madeira terá tradições e muita segurança

A Ilha da Madeira já está em fase de preparação para o Natal deste ano. A data, muito apreciada pelos moradores locais, não é comemorada apenas nos dias 24 e 25 de dezembro, e sim em uma verdadeira temporada dedicada a ela, que vai do início de dezembro até meados de janeiro.


A programação foi desenvolvida incluindo diversos protocolos de segurança, para que visitantes e residentes possam aproveitar sem correr riscos. De fato, a ilha foi considerada o destino de Natal mais seguro da Europa pelo European Best Destinations, um dos maiores sites especializados em turismo europeu do mundo.



Chegando ao fim de um ano atípico, os madeirenses resgatam seu forte espírito natalino, iniciando as festas em 1º de dezembro, com o brilho das luzes. É quando toda a cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira, é decorada e iluminada para o Natal, garantindo que os passeios pela cidade surpreendam com as árvores coloridas e outras decorações iluminadas.


Depois, começa o Mercadinho de Natal, uma atração tradicional e obrigatória para quem visita o destino em dezembro. Os viajantes encontram flores, frutas, doces, comidas e bebidas típicas, aproveitando o delicioso aroma de pratos madeirenses, como a carne vinha d’alhos e o bolo de mel.


Há outras tradições como os presépios de proporções reais e as decorações alusivas ao nascimento de Jesus, que também se espalham pelas ruas madeirenses e podem ser vistas em grande parte da cidade, e as Missas do Parto, celebrações especiais nas igrejas da Madeira.



Por fim, chega o ponto alto da temporada: o Réveillon. O novo ano é recebido no destino com uma queima de fogos de artifício magnífica, que pinta o céu das mais diversas cores, enchendo os presentes de esperança e energias positivas. O espetáculo pirotécnico é tão elaborado que já chegou a entrar para os recordes do Guinness.