• Abner Oliveira

O novo cartão postal de Guarujá, Mirante das Galhetas, é liberado ao público

A partir desta quinta-feira (11), o acesso ao novo cartão postal de Guarujá estará aberto à visitação pública. O Mirante das Galhetas, instalado no alto do Morro da Caixa D'Água, dispõe de um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar. Fica entre as praias Astúrias e Tombo.

Conta com estacionamento para 14 veículos e espaço para a prática de voo livre. Construção do novo equipamento turístico exigiu investimento de quase R$ 2 milhões, resultante de convênio entre a Prefeitura Municipal de Guarujá e o Ministério do Turismo.



Na quarta-feira, dia 10/02, ocorre a última vistoria técnica do equipamento, sob coordenação da Secretaria de Turismo (Setur). Evento será prestigiado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, e pelo presidente da Embratur, Carlos Alberto Gomes de Brito.


"O novo atrativo vem ao encontro da nossa esperança de superação. Da nossa certeza de que Guarujá sairá fortalecido enquanto destino para o Brasil e para o mundo", manifesta-se Laudemir Oliveira, do Visite Guarujá.


Fábio Santos, secretário de Turismo de Guarujá, considera o Mirante das Galhetas muito importante para a recuperação do setor, um dos mais afetados pela pandemia Covid-19. "A quantidade e qualidade dos atrativos turísticos potencializa o fluxo de visitantes, que consomem e impulsionam nossa economia", salienta o secretário de Turismo.



Condições de acesso


Inicialmente, será por meio da doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. A Setur e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) firmaram parceria em prol da campanha 'Turismo Solidário'. Objetivo: arrecadar alimentos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade.


Pela segurança, o acesso de moradores e turistas será monitorada por uma equipe, das 8 às 20 horas. Vai registrar a entrada e saída de visitantes - a pé ou de carro. Para usufruir do espaço, visitantes terão de manter distanciamento e fazer uso de máscaras.


Todos os dias, das 9 às 17 horas, um Posto de Informações Turísticas (PIT) fará o esclarecimento de dúvidas. No pós- pandemia, o Mirante das Galhetas terá programação de atividades culturais, que inclui apresentações musicais.