top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Olivicultura é a nova fronteira do turismo!

Desde de 2016 houve uma grande variação na produção do azeite de oliva no Rio Grande do Sul. Uma especial surpresa, já que os produtores deste “ouro líquido”, como é chamado, são, majoritariamente, de fora do Brasil. O principal produtor é a Espanha.


A importância deste produto no Rio Grande do Sul será destacada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, no Connection Experience, que inicia nesta quinta-feira, dia 9, em Canela. Ele estará no painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, fazendo uma conexão com o painelista Leandro Choi, da Argentina, país referência em estâncias e turismo rural.


De acordo com Fernandes, no Estado existem quase 6 mil hectares de oliveiras plantadas. O Ibraoliva possui cerca de 70 associados e 40 marcas vinculadas, número este que vem crescendo. O cultivo, no entanto, segue em crescimento. Conforme a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, já em 2021 foram produzidos 202 mil litros de azeite de oliva.


Crédito: Rádio Pax


Em sua apresentação, Fernandes vai destacar que o olivoturismo está sendo um agregado à produção do fruto. “O turismo neste segmento está crescendo, hoje considero a olivicultura a nova fronteira do turismo”, afirma.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page