top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Orquestra Parassinfônica de São Paulo ganha prêmio Governo do Estado de São Paulo!

Os vencedores do prêmio Governo do estado de São Paulo para as Artes 2021/2022 foram anunciados na noite da quarta-feira (14), no Teatro Sérgio Cardoso. Idealizada pelo produtor cultural Igor Cayres, a Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), a primeira do mundo protagonizada por musicistas com deficiência, venceu na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura.


Criado em 1950 e reformulado em 2019, a premiação tem como objetivo reconhecer e homenagear profissionais do setor cultural e criativo de São Paulo que se destacam por suas realizações recentes. São 15 categorias temáticas e as indicações e escolhas são feitas por um corpo de jurados, envolvendo ainda os órgãos colegiados de cultura do Governo do Estado de São Paulo.


E foi pensando nas mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência que Igor Cayres, mestre em atividades culturais e artísticas e produtor cultural, construiu o projeto da OPESP - para criação, desenvolvimento e promoção da primeira orquestra do mundo protagonizada por integrantes com deficiência.


Crédito: divulgação


Todo o processo, desde edital, pré-seleção, audições e aulas, aconteceu ao longo de 2022 celebrado com uma grande estreia na Sala São Paulo, no dia 03 de dezembro, mesma data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Em um ano conquistar essa premiação para OPESP e para todos os musicistas só demonstra que estamos no caminho certo e que vamos continuar trabalhando cada vez mais pelas pessoas com deficiência e sobretudo para que essas pessoas ocupem cada vez mais espaço em qualquer setor cultural” explica Cayres.


“Pela primeira vez na vida estes músicos com deficiência tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de uma orquestra sinfônica e subirem ao palco da Sala São Paulo - o mesmo pelo qual gigantes da música mundial também já pisaram”, completa Igor Cayres, idealizador e produtor da OPESP.

Comentarios


bottom of page