top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Pier Mauá encerra temporada 2021/2022 nesta sexta-feira com 68 mil turistas e reabre para eventos!

Com cinco navios e aproximadamente 68 mil turistas, o Pier Mauá encerra a temporada 2021/2022 nesta sexta-feira, 08 de abril. O último ilustre visitante que se despede da Cidade Maravilhosa é o MSC Prezioza, que chega com uma média de 2835 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação e segue viagem para Europa, iniciando sua viagem internacional.


A temporada 2021/2022 vinha sendo mais esperada do que nunca por conta da inércia que tomou conta do setor de turismo em todo o mundo devido à pandemia COVID-19. Mas, depois de muita luta, a temporada foi liberada e teve início no dia 04 de dezembro no Rio de Janeiro.

Essa temporada foi bem diferente que as demais e após mais uma interrupção em meado de janeiro, os navios retornaram no dia 04 de março. As viagens se tornaram possíveis devido ao esforço das grandes empresas que se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar seus roteiros com total segurança. Controle de passageiros, incluindo teste de Covid-19 no terminal antes do embarque, higienização das embarcações e prevenção da proliferação de doenças foram algumas das medidas adotadas.

“Estamos encerrando uma temporada de muitos desafios, mas estamos satisfeitos e otimistas. Os terminais brasileiros, as armadoras e seus passageiros confiam na segurança e apostam no sucesso da próxima temporada de cruzeiros que chega em outubro de 2022”, diz o coordenador de operações, Marcello Chagas.


Crédito: divulgação


Passaram pelo Pier Mauá os navios MSC Preziosa, MSC Seaside, MSC Splendida, Costa Diadema, Costa Fascinosa que realizaram viagens para Santos, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife, Ubatuba, Salvador e Ilhéus.


Antes da Covid-19 a expectativa para o porto do Rio era de receber 400 mil turistas entre novembro de 2020 e abril de 2021. Na última temporada (2019/2020) foram mais de 357 mil pessoas desembarcando no período de 20 de outubro de 2019 a 15 de março de 2020, sem contar os embarques!


No total o movimento no Pier Mauá foi muito bom: 100 atracações, 32 navios, sendo 24 internacionais e 8 nacionais. Seis deles vieram ao Rio de Janeiro pela primeira vez. Segundo a Clia Brasil, em 2019, os cruzeiros foram responsáveis por um impacto de R$ 2,08 bilhões na economia brasileira, além da geração de cerca de 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos.


Pier Mauá liberado para eventos


O Pier Mauá começou o mês de abril com o pé direito e comemora a retomada de eventos nas áreas arrendadas do porto do Rio de Janeiro, compreendidas pelo prédio do Touring Club e os Armazéns 01, 02, 03, 04, 05 e externo, onde são realizadas atividades não operacionais portuárias. O documento foi assinado no dia 31 de março com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543.


Com fácil acesso, uma vista privilegiada e prédios históricos bem preservados, o Pier Mauá é hoje um dos lugares mais requisitados para realização de eventos no Rio, já tendo sediado importantes acontecimentos como o Rio +20, ArtRIO, Veste Rio, Casa Brasil na Olímpiada 2016, Rio Gastronomia, Mondial de Lá Biere, entre muitos outros.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page