top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Porto Belo, a nova queridinha do litoral catarinense!

A temporada de verão ainda não terminou, mas a cidade de Porto Belo, no litoral de Santa Catarina já comemora os resultados da estação. Localizada no coração da Costa Esmeralda, cujo nome remete à cor deslumbrante das suas águas claras, a cidade vem despontando como uma das mais charmosas e de melhor custo benefício da costa Sul brasileira.


O pequeno município já vê o fluxo turístico subir cerca de 40% em relação ao período pré - pandemia e o crescimento tende a ser contínuo. Com a consolidação do seu turismo náutico e chegada de empreendimentos imobiliários inovadores e pautados em sustentabilidade, o futuro é promissor.

Reunindo qualidades raras, Porto Belo tem localização estratégica por estar a pouquíssimos quilômetros da badalada Balneário Camboriú e a cerca de uma hora da capital Florianópolis, mas conserva o aconchegante ar de tranquilidade das cidades históricas com morros, recôncavos, vilas e pequenas povoações. De geografia única, é um porto natural e suas enseadas abrigam águas perfeitas para veleiros, caiaques, e diferentes atividades náuticas.

Nos meses de dezembro a março, período que corresponde a alta temporada, a população flutuante chega a 120 mil pessoas. Número alto considerando os 27.726 mil habitantes segundo o censo IBGE 2022.

“O desenvolvimento está acontecendo de forma oportuna, planejada e ordenada. Manter a essência da cidade, conservar as características originais de Porto Belo são prioridade absoluta pra nós. Muitas medidas estão sendo tomadas no sentido de preservar as zonas turísticas e desenvolver novas áreas de interesse para este fim, mas isso tudo ao mesmo tempo em que criamos ações estruturantes para manter a qualidade de vida dos moradores e turistas”, afirma Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo.


Não é à toa que a cidade se chama Porto Belo. Apenas em relação ao turismo náutico, a cidade deve fechar o verão contabilizando 53 mil turistas e 17 mil tripulantes de cruzeiros nacionais e internacionais. No total, a temporada contará com 19 navios fazendo escala no píer municipal. Mesmo com o verão 2023 longe de terminar, o município já tem 18 cruzeiros confirmados para a temporada 2024.

Crédito: Fundação Municipal do Turismo


Tendência no mercado imobiliário

A pujança do mercado imobiliário da região ganha contornos diferenciados no que diz respeito a Porto Belo. A cidade se diferencia das irmãs e desponta neste cenário por atrair empreendimentos que já são referência internacional em urbanismo e sustentabilidade.

Entre eles se destaca o Vivapark Porto Belo, projeto idealizado por Jaime Lerner com base em conceitos do Novo Urbanismo e que alcançou o nível mais elevado da principal certificação global do setor, o LEED for Communities.


O projeto, que já está em andamento e será o primeiro bairro parque do país, recebeu o selo platinum na categoria Plan and Design, feito inédito no mundo. Entre os índices que levaram o empreendimento a alcançar o maior score mundial da certificação estão, por exemplo, Qualidade de Vida e Inovação.

Commentaires


bottom of page