• Abner Oliveira

Rio Coffee Nation 2021 acontece este ano na Casa França Brasil!

A segunda edição do Rio Coffee Nation vai acontecer entre os dias 23 e 24 de outubro, com edição presencial no Rio de Janeiro, na Casa França Brasil, e plataforma digital. O evento é exclusivamente dedicado ao segmento de cafés especiais e cafés orgânicos. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e entre as metas do Rio Coffee Nation está estimular a profissionalização e a cultura deste mercado.


Seguindo a bem-sucedida agenda da primeira edição, realizada totalmente online em 2020, a programação do Rio Coffee Nation vai reunir consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. Já está confirmada a visitação de compradores internacionais e uma rodada de negócios, exclusiva para profissionais e empresa em atuação no setor.


Em paralelo, acontecerão workshops com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo entre outros.


A agenda do Rio Coffee Nation também inclui degustação e harmonização de cafés especiais, apresentações de baristas, lançamentos de produtos. Durante o evento, os visitantes poderão adquirir cafés especiais dos produtores, máquinas, xícaras de design e outros acessórios.

"Quando criamos o Rio Coffee Nation, nosso foco estava em atuar para solidificar a forte reputação desse produto nacional no mercado global, muito com foco em expandir mercado e ver oportunidades de negócios e exportação. Porém, quando fomos definir a agenda e os temas a serem discutidos, visualizamos que ainda temos também um potencial mercado local para crescimento e para aprimorar o paladar já exigente para a qualidade dos cafés especiais", indica Martina d'Avila, idealizadora do evento. A Rio Coffee Nation 2021 terá, além da rodada de negócios, agenda de palestras, estandes de empresas participantes de toda a cadeia do segmento, agenda de workshops e palestras, degustações, lançamentos de produtos e o concurso para eleger o melhor café torrado e moído para espresso, com a chancela da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Café: histórico de crescimento do consumo


Crédito: Divulgação

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) indicam que o consumo de café no Brasil cresceu 1,34% em 2020, o que representa 21,2 milhões de sacas de 60 quilos. Os dados incluem café torrado e moído, em grão e solúvel, e representam o segundo maior número da história da indústria.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook