Um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil: assim é o Rio Coffee Nation, que terá a sua terceira edição realizada na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2022.
Com a missão de divulgar os cafés especiais do nosso país, que é líder na produção e exportação dos grãos, o evento estimula a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os elos da cadeia entre o campo, mercado, conhecimento e os amantes do segmento.
O maior evento de cafés especiais do Brasil foi criado e é comandado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, e tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos cafés especiais.
Serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café), entre outros.
Crédito: Tomás Rangel
Na ocasião, os expositores também explicarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtração..) e degustações. Além de apresentarem receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café.
Por lá, terão mais de 12 palestras, 20 receitas, um “coffee lab” e duas competições que prometem encantar todos os presentes: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”.
Vale ressaltar que o consagrado Rio Coffee Nation 2022 tem um forte viés de sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. Isso porque o evento aplica todas as orientações nesse sentido: lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app (sem uso de papel); plástico proibido - todos os utensílios (copos, talheres, pratos…) são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis; reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório, e os estandes e balcões em pallets; taxas de carbono - energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares, além do Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA. Assim, todo o carbono produzido pela realização do evento será convertido em ações ambientais em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39.000 hectares de floresta amazônica junto à cidade de Feijó, no estado do Acre.
Outro fato inédito é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em bonitos e confortáveis calçados, além de serem biodegradáveis e ajudarem a preservar o planeta. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023.
O Rio Coffee Nation também contará com espaços como:
Crédito: divulgação
Coffee Lab - auditório com palestras e workshops realizados por especialistas em cafés especiais, produtores e baristas.
Palco Coffee Experiência - apresentações de Baristas e Chefs, com muitas receitas e métodos de preparo
Atelier Cafeinados - aulas guiadas de degustações de cafés e de receitas mediante inscrição (vagas limitadas)
Espresso - 3ª competição de “Melhor café torrado para Espresso” .
Origens - exposição sobre a as Publicidades antigas de café do Museu do Café de Santos
Armazém - Loja com produtos do evento como xícaras, aventais, camisetas, biscoitos e utensílios
Slow - Praça de alimentação e de pic nic, com food trucks e área recreativa para crianças
O Sebrae Nacional também estará presente com uma área especial com mais de 12 cafés de todas as regiões produtoras do Brasil , a BSCA (Brazil Speciality Coffee Association - Associação Brasileira de Cafés Especiais) com diversos associados, assim como a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e o Cecafé ( conselho dos exportadores).
O que é um café especial?
De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:
Fragrância/Aroma
Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
Ausência de Defeitos
Doçura
Sabor
Acidez
Corpo
Finalização
Harmonia
Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Unica parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)
Atualmente, esse segmento representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores está ficando mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade aumentou.
Comments