• Abner Oliveira

São Paulo Boat Show 2020 está confirmado e chega à 23ª edição em local atípico

O Grupo Náutica anuncia oficialmente a 23ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina. De forma inédita, em formato presencial e virtual, a feira acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, direto da Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Tradicionalmente, o Boat Show é o palco principal para a apresentação das novidades, lançamentos e inovações do mercado náutico para o público, incluindo embarcações como lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos e acessórios relacionados ao segmento.



Ao todo, o evento contará com mais de 20 fabricantes de barcos, que vão disponibilizar mais de 70 embarcações. Diferentemente dos outros anos, pela primeira vez o São Paulo Boat Show exibirá os barcos na água, ao longo da extensão da raia, proporcionando uma experiência exclusiva e inovadora. A iniciativa ainda estará recheada de atrações, incluindo a demonstração, o incentivo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos no próprio canal da universidade. Entre os destaques estão canoagem, remo, vela, SUP (stand up paddle), wakeboard e a construção de dois barcos em tempo real.


“Como principal referência do setor e um dos grandes eventos da cidade, entendemos a importância de seguir com a edição desse ano e, com todos os cuidados necessários, pensar uma nova forma de realizá-la. Vamos proteger a saúde de todos e continuar fazendo o nosso papel frente aos mercados náutico e de eventos, gerando empregos e movimentando a economia”, ressalta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.


O Boat Show é a principal iniciativa de fomento ao setor náutico brasileiro, responsável pela geração e manutenção de milhares de empregos por ano, sendo uma importante atividade econômica para o país. A cada nova embarcação vendida, a cadeia emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. Ou seja, a cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.


Com investimento de mais de 10 milhões, o São Paulo Boat Show terá cerca de 40 expositores, além dos estaleiros. São marcas e empresas de diversos segmentos dos mercados náutico e de luxo, as quais vão garantir conteúdo, entretenimento e lazer ao público. À exemplo disso, a parceria pelo segundo ano consecutivo com o Motorgrid Brasil, grupo responsável pelo maior encontro de carros superesportivos de luxo e que estará presente com mais de 400 modelos exclusivos; e também a participação da Artefato, idealizadora da Casa Náutica, um estande flutuante. A feira ainda terá iniciativas solidárias, uma delas em parceria com a CUFA.



Protocolos de Segurança


Em 2020, diante da pandemia, algumas mudanças significativas foram necessárias para a realização do São Paulo Boat Show. A primeira delas, a postergação da data, anteriormente marcada para setembro. Além disso, a migração do São Paulo Expo para a Raia da USP, possibilitando uma iniciativa outdoor, mais segura e inovadora.


O evento acontecerá dentro das normas estipuladas por lei, respeitando também o Plano SP. A feira seguirá recomendações da Vigilância Sanitária e demais órgãos envolvidos, com protocolos de segurança que protejam a saúde e o bem-estar de todos os participantes.


Para isso, seguirá quatro pilares de atuação: comunicação, com promotores responsáveis por informar o público sobre as medidas, além de materiais informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de higiene e segurança, com equipe de limpeza especializada e oferecimento de álcool gel em todos os espaços do evento.