top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Shopping Pátio Paulista recebe a "Exposição Egito Antigo"

Com apelo cultural, o Shopping Pátio Paulista cravado na principal avenida da metrópole, abre suas portas para mostrar as curiosidades, mistérios e o modo de vida na sociedade egípcia, onde as mulheres tinham uma posição de prestígio, como exemplo a rainha Cleópatra. A mostra abriga 140 objetos, entre peças originais e réplicas, como o emblemático sarcófago do Tutankhamon e múmias, além de outros objetos datados de 2000 e 50 a.C. Com entrada gratuita, a exposição ficará até o dia 28 de agosto e o agendamento pode ser feito pelo App do Shopping.


As peças arqueológicas da exposição “Egito Antigo” estão localizadas, no 3º andar Piso Jardins, ao lado do Restaurante Andiamo. Com seis ambientes tematizados, os visitantes poderão conhecer de perto as Alas dos Faraós, dos Deuses, Ptolomaica, Mortuária e o destaque para a Ala de Tutankhamon, todas em ambientes cenográficos.


Para inserir os visitantes naquele tempo, a exposição faz uma releitura sobre os diversos momentos egípcios onde podem ter uma explicação completa sobre a arquitetura do Antigo Egito.


Entre os destaques está uma ala com 35 réplicas, incluindo os três valiosos sarcófagos do Tutankhamon, o “faraó menino”, famoso por conta do achado de sua tumba ainda lacrada em 1922, onde foi encontrado um tesouro. Outras peças que chamam a atenção são as réplicas de múmias, a réplica do famoso busto da Rainha Nefertiti e utensílios originais como estatuetas de deuses originais do Egito, como a Bastet, representada por uma gata, de aproximadamente 2000 a.C.


A mostra contempla espaços que vão colocar os visitantes dentro de um mundo de enigmas e maravilhas, além de revelar os segredos e monumentos que resistiram ao tempo. Divididos em seis espaços, o Shopping Pátio Paulista apresenta os mecanismos que moviam a vivência do cotidiano, cultural e religiosa de um dos povos mais antigos do mundo. A exposição está dividida em seis espaços para melhor entendimento dos visitantes.


Alas dos deuses faraônicos e seus rituais


Na Ala Faraós, considerados deuses vivos, é possível observar os principais faraós e rainhas que governaram o Egito. A grande novidade são os três deuses que ainda não foram expostos: Anúbis, Selket e Menkheret


No espaço Deuses, a mostra apresenta as diversas divindades que compunham o panteão egípcio e a importância da religião em todos os aspectos da sociedade desse povo.


Sobre a história do domínio grego no período Ptolomaico, é possível conhecer e contemplar o busto da Cleópatra VII. Um dos fatores mais impressionantes dentro da cultura Antiga Egípcia é a sua relação com a morte, possibilitando conhecer os rituais e porque eram feitos na Ala Mortuária.


Tutankhamon e sua tumba

Sarcófago Tutankhamon - crédito: Danielle Braido

A tumba de Tutankhamon, um dos faraós governantes, é descoberta em 1922. Considerada uma das maiores descobertas arqueológicas da história, os visitantes poderão ver de perto réplicas dos artefatos encontrados dentro dos sarcófagos, tradicionais caixões para sepultar corpos de pessoas mortas, geralmente feito em mármore ou pedra.


As deusas Hator e Sekhmet também são apresentadas nesse espaço. Um busto, que era utilizado como manequim para prova de roupas e joias, mostram um pouco do cotidiano daquela época. Nesse ambiente, os visitantes podem ver estatuetas usadas como servos para outra vida, que eram os guardiões da tumba do Tutankhamon, além da imagem de um escriba e um par de sandálias da época.


Curadoria Cultural


O acervo particular da mostra é da Maisur Musa Produções Culturais. O colecionador Maisur Musa, brasileiro, apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade, fez sua primeira descoberta arqueológica na Palestina. Depois, aos 17 anos, ele realizou sua primeira visita ao Egito, quando despertou um fascínio pela história, arte, arquitetura e cultura dos antigos egípcios.


O colecionador iniciou sua aquisição de peças e, em 1995, fez sua primeira exposição. Desde então, realizou mais de 90 exposições pelo território brasileiro com um grande sucesso, atraindo todos os tipos de públicos, todas as faixas etárias, desde leigos a estudantes e profissionais das diversas áreas pertinentes aos temas da exposição.


Para participar da mostra, os visitantes podem acessar a Play Store (Android) ou a Apple Store (iOS) e fazer o download do aplicativo do Shopping Pátio Paulista. Após fazer o cadastro, acesse Evento “Exposição Egito Antigo”, na aba “Eventos”, para realizar o agendamento.


SERVIÇO – Shopping Pátio Paulista

Exposição “Exposição Egito Antigo” (Entrada Gratuita)

Abertura: 27 de Julho (Quinta-feira)

Horário: 12h as 21h (Segunda a Sábado)

Horário: 14h às 20h (Domingos e Feriados)

Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 – 3º andar Piso Jardins - Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-900

Comments


bottom of page